Fogo: Comité de Turismo Juvenil é uma forma dos jovens terem voz em matéria do turismo - responsável

19-04-2024 16:19

São Filipe, 19 Abr (Inforpress) - A representante da ONG italiana Cospe defendeu hoje que a criação do Comité de Turismo Juvenil é uma forma de agregar as competências dos jovens da ilha para poderem ser representativos na elaboração das políticas públicas para o sector.

Carla Cossu teceu estas considerações na abertura do primeiro encontro para a criação do Comité de Turismo Juvenil, que se enquadra no projecto Destino Fogo - desenvolvimento ecológico e sustentável do turismo e inovação da oferta em Fogo, realizado na cidade de São Filipe.

A representante da organização não-governamental italiana explicou que o Comité de Turismo Juvenil é integrado por jovens que vivem e querem continuar a viver na ilha do Fogo e que, além da competência, têm uma visão em relação às actividades que se podem desenvolver no âmbito do turismo.

O turismo é um sector transversal e contempla áreas de restauração e hotelaria, mas também a transformação digital, transformação dos produtos da pesca e da Agricultura, disse Carla Cossu, indicando que a ideia é engajar os jovens para que tenham uma voz concreta na elaboração e execução das políticas públicas para este sector de actividade.

Após o encontro da criação do comité serão realizados outros encontros para analisar como se pode o grupo encaixar-se no comité e constituir dinâmicas sustentáveis para que possa continuar a actividade após o término do projecto.

Os encontros que se seguirão, explicou Carla Cossu, é para permitir aos jovens conhecer melhor o território, além de constituir uma possibilidade e oportunidade para superar os limites.

O Comité de Turismo Juvenil vai definir e elaborar um programa estratégico que será apresentado às instituições públicas, nomeadamente as câmaras municipais, para conhecerem o programa de modo que os jovens possam tomar parte na tomada de decisões da elaboração dos programas.

Os jovens André Rodrigues Lopes (São Filipe) e Elder Tavares (Mosteiros), que participaram do encontro, destacaram a importância da criação do Comité do Turismo Juvenil, sublinhando que constitui uma “grande motivação” para jovens empreendedores na área de turismo.

Para os mesmos, a criação do comité chegou em boa hora e vai ajudar os jovens a melhorar a organização e com impacto na implementação de actividades ligadas ao turismo sustentável.

O projecto Destino Fogo - desenvolvimento ecológico e sustentável do turismo e inovação da oferta em Fogo, financiado pela União Europeia é implementado pela ONG Cospe em parceria com a Associação Projecto Vitó, Associação Cabo-verdiana de Luta Contra Violência Baseado no Gênero (ACLCVBG), Laço Branco, Associação FG Turismo, Associação Italiana Turismo Responsável (AITR) e as três câmaras da ilha.

JR/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


02-05-2024 22:15
02-05-2024 21:58
02-05-2024 20:09
02-05-2024 19:48
02-05-2024 19:48