Ruptura de medicamentos ocorrem devido a problemas de fabrico e alterações inesperadas do padrão de consumo - Emprofac

19-04-2024 18:42

Cidade da Praia, 19 Abr (Inforpress) - A Emprofac esclareceu hoje que as rupturas de stock de medicamentos são situações que ocorrem devido a problemas de fabrico, alterações inesperadas do padrão de consumo e decisão dos laboratórios de deixarem de produzir ou comercializar.

O esclarecimento foi feito pela administradora da Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos, S.A: (Emprofac), Sara Pereira, que falava em conferência de imprensa, a propósito da ruptura de antidepressivos no mercado nacional, veiculada nas redes sociais e em alguns órgãos de comunicação social.

Face aos problemas enfrentados, Sara Pereira apontou ainda dificuldades logísticas e de comércio internacional, dimensão do mercado e restrições/proibição de exportação nos mercados abastecedores como factores que têm contribuído para a ruptura de stock.

Dos casos identificados na notícia, nomeadamente Lorazepam (ansiolítico) e Sertralina (antidepressivo), a Emprofac esclarece que os medicamentos em causa estão sujeitos ao regime de importação e exportação de estupefacientes e psicotrópicos que obriga à emissão de um certificado de importação por parte da Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) e uma autorização de exportação por parte da autoridade reguladora do país exportador.

“A Lorazepam 2,5 mg comprimidos, após entrada em rutura no dia 13 de Março de 2024, foi comunicada à ERIS a indisponibilidade do medicamento e foi apresentado como alternativa em stock Lorazepam de lmg e Diazepam de 5mg; a Sertralina 50 mg comprimidos, entrada em rutura no dia 27 de Março de 2024 tem como alternativa em stock Amitriptilina 25mg”, disse Sara Pereira.

A administradora da Emprofac adiantou ainda que empresa está ciente da sua responsabilidade como principal distribuidora de medicamento à grosso do país, pelo que está a envidar todos os esforços para normalizar o abastecimento do mercado e estima para os casos em concreto a reposição de stock de Lorazepam 2,5mg no início da próxima semana e Sertralina 50mg na última semana de Abril.

Acrescentou que no que se refere a temática, a Emprofac no seu portal disponibiliza, tanto às farmácias, entidade reguladora e profissionais de saúde, como a médicos, um motor de pesquisa onde podem consultar as informações relativamente à disponibilidade dos produtos.

PC/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


02-05-2024 17:50
02-05-2024 17:46
02-05-2024 16:23
02-05-2024 16:15
02-05-2024 16:29