Edil da Boa Vista desafia gestor do Fundo de Turismo a explicar o processo da transferência de 100 mil contos

02-04-2024 19:14

Cidade da Praia, 02 Abr (Inforpress) – O edil da Boa Vista, Cláudio Mendonça, desafiou hoje o gestor do Fundo do Turismo, Manuel Ribeiro, a vir a público explicar o enquadramento e a transparência do processo de transferência dos 100 mil contos à autarquia boavistense.  

Cláudio Mendonça falava em reação às declarações de Manuel Ribeiro, que na semana passada disse que a Câmara da Boa Vista não está a receber os recursos porque não justificou os primeiros 100 mil contos transferidos para a autarquia.

O autarca adiantou que a verba em referência foi transferida em Dezembro de 2017, quando a autarquia ainda era liderada pelo movimento “Basta”, sem qualquer projecto de investimento e violando todos os regulamentos do Fundo e os princípios mais elementares da transparência.

Segundo disse, na ausência de um projecto de investimentos que servisse aos boavistenses, a então equipa camarária desviou os fundos para realização de festivais, remodelação de casas, melhoria de alguns serviços municipais, parques infantis e polivalentes.

“O senhor gestor do Fundo não moveu uma palha durante todos os anos de 2018, 2019 e 2020 (recorda-se que a actual equipa tomou posse no dia 24 de Novembro de 2020) para exigir que a então equipa camarária justificasse os 100 mil contos recebidos. Ao contrário, não perdeu tempo para, no primeiro contacto da actual Câmara, no sentido de desbloquear a parte dos fundos pagos pelos turistas que visitaram Boa Vista, exigir a sua justificação”, disse.

Entretanto, perante a exigência de Manuel Ribeiro, avançou, em menos de um ano depois da posse, mais concretamente em Outubro de 2021, a Câmara remeteu todos os justificativos que pôde reunir nos serviços municipais ao Fundo do Turismo.

Justificativos esses, que, no entanto, foram recusados, segundo Cláudio Mendonça, com o argumento de que do montante transferido, 80 mil contos se destinavam a financiar projetos de requalificação e 20 mil urbana e 20 mil para melhoria da rede de água, energia, esgotos, bem como para estudos geotécnicos e caracterização dos solos no Bairro da Boa Esperança.

 Cláudio Furtado acrescentou que devido à sua insistência ficou um compromisso de o gestor do Fundo deslocar-se à Boa Vista, juntamente com os técnicos de contabilidade para, in loco, perceber o que teria acontecido e juntos procurarem uma solução, deslocação essa que não aconteceu até aos dias de hoje.

“O que os boavistenses poderiam ainda esperar do senhor gestor, enquanto servidor público nomeado pelo Governo, é que viesse explicar o enquadramento legal e a transparência que suportaram a transferência de 100 mil contos que fez do Fundo, sem qualquer projecto de investimento concreto, à então equipa camarária, supostamente independente, e para recusar e engavetar, sucessivamente, os projectos apresentados pela actual Câmara”, disse.

O edil boavistense afirma que desde Outubro de 2020, a autarquia local recebeu do Fundo do Turismo, até este momento apenas 11.995 contos para financiar os projectos do Centro Interpretativo/Museu, Revitalização Urbana de Riba Rotxa e Remoção de Entulhos no B.B.E.

“Ou seja, num único ano (2017) o Fundo transferiu para a câmara liderada por um suposto grupo independente, recorda-se, sem qualquer projeto, quase 10 vezes mais do que transferiu ao longo dos mais de três anos da actual equipa. Enquanto legítimos representantes da Boa Vista, estamos apenas a exigir o que é de direito dos boavistenses, e que está devidamente enquadrado nos regulamentos, nomeadamente, do próprio Fundo”, realçou.

“É evidente que o reaparecimento desse gestor público, nesta conjuntura e depois de três anos de silêncio, com esse discurso, só pode ser entendido como fazendo parte de uma estratégia e de uma narrativa eleitoralista para confundir os boavistenses e a opinião pública”, disse,  acusando também o Governo de ter abandonado a ilha.

MJB/JMV

Inforpress/fim 

 

Notícias Recentes


19-04-2024 23:26
19-04-2024 22:50
19-04-2024 22:41
19-04-2024 22:36
19-04-2024 21:23