Dirigentes cabo-verdianos reúnem-se com governante do Qatar para abordar reforço da presença do país no Golfo Pérsico

06-03-2024 12:51

Cidade da Praia, 06 Mar (Inforpress) - Os ministros dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, e da Agricultura e Ambiente, reuniram-se com o primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros do Qatar com quem abordaram a cooperação bilateral e o reforço da presença no Golfo Pérsico.

No encontro com o Xeque Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al-Thani, ocorrido em Qatar, os governantes cabo-verdianos estiveram acompanhados do director-geral da Cooperação Económica e para o Desenvolvimento e comissário geral de Cabo Verde na Expo Qatar, o conselheiro, José Correia.

Conforme informações divulgadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, no encontro mantido com o primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros do Qatar, Cabo Verde abordou o tema sobre a cooperação bilateral e o reforço da sua presença na região do Golfo Pérsico.

O ministro Rui Figueiredo Soares chefia uma delegação cabo-verdiana, que está no Qatar a participar na Expo 2023 Doha, Qatar, sob o lema “Green is the Way, Blue is the Destiny” (Verde é o Caminho, Azul é o Destino), que assinalou o Dia Nacional de Cabo Verde, domingo, 3.

Ainda segundo o comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o lema do País na Expo Qatar celebra a rica herança agrícola das ilhas, destacando a importância da terra na formação de sua história e cultura e paralelamente, enfatiza a profunda conexão com o Oceano, simbolizando o aproveitamento do vasto território marítimo de Cabo Verde como impulsionador da diversificação económica e como elemento chave para uma integração mais efectiva e benéfica na região e no mundo.

“Destacando a sua localização geoestratégica, o pavilhão apresenta as múltiplas oportunidades de lazer e investimento em Cabo Verde. Foco especial é dado aos sectores estratégicos como o turismo, economia azul, energias renováveis, transportes e economia digital, sem se esquecer da cultura”, lê-se no documento.

 A Expo Qatar 2023, que tem lugar no Parque Al Bidda, em Doha, e acontece sob o tema “Deserto Verde, Melhor Ambiente”, conta com a participação de 80 países nesta exposição internacional de horticultura com a duração de seis meses, onde se apresenta soluções inovadoras e sustentáveis para combater a desertificação.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-06-2024 16:39
20-06-2024 16:29
20-06-2024 15:17
20-06-2024 14:52
20-06-2024 14:45