China e Angola reforçam laços bilaterais em encontro entre os dois chefes de Estado

15-03-2024 14:52

Beijing, 15 Mar (Inforpress) - O Presidente chinês, Xi Jinping, encontrou-se hoje em Beijing com o Presidente da República de Angola, João Lourenço, que se encontra em visita de Estado à China, momento que serviu para o reforço das relações bilaterais.

Segundo a Xinhua, os dois chefes de Estado anunciaram, neste encontro, a elevação das relações bilaterais à categoria de parceria estratégica e abrangente de cooperação.

Observando que a China e Angola celebraram conjuntamente o 40º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas no ano passado, Xi disse que as relações entre os dois países resistiram ao teste das vicissitudes internacionais e beneficiaram ambos os povos.

A cooperação China-Angola é a cooperação Sul-Sul e a cooperação entre os países em desenvolvimento, que se baseia na ajuda mútua entre bons amigos, na reciprocidade e na cooperação ganha-ganha, disse Xi.

O Presidente chinês considerou ainda que num mundo que passa por transformações e convulsões, os dois lados devem manter a amizade tradicional, fortalecer a solidariedade e a cooperação, apoiar-se mutuamente com firmeza e alcançar o desenvolvimento comum.

“A China apoia Angola na salvaguarda da sua soberania nacional, segurança e interesses de desenvolvimento, explorando um caminho de modernização adequado às suas condições nacionais, bem como na realização do desenvolvimento e revitalização do país”, declarou.

A China também está disposta a reforçar o intercâmbio de experiências de governação com Angola, melhorar as relações estratégicas bilaterais e promover conjuntamente o processo de modernização de cada país, disse aquele chefe de Estado.

Inforpress/Xinhua

Fim

Notícias Recentes


21-06-2024 8:04
21-06-2024 7:51
20-06-2024 22:21
20-06-2024 21:52
20-06-2024 21:37