Carnaval/São Vicente: Samba Tropical quer inspirar pessoas a reflectir sobre importância do tempo nas suas vidas

07-02-2024 16:43

Mindelo, 07 Fev (Inforpress) - O grupo carnavalesco Samba Tropical, que tradicionalmente sai às ruas na noite de segunda-feira do Carnaval, vai apresentar um desfile que pretende levar as pessoas a questionar sobre a importância do tempo nas suas vidas.

À Inforpress, o presidente do Samba Tropical, David Leite, explicou que através do enredo “A humanidade e o tempo - Oli futur ta bem panhób”, da autoria da carnavalesca Karine Rocha, o grupo pretende instigar essa reflexão retratando momentos importantes da realidade mindelense, desde o tempo antigo até à era actual.

“Vamos trazer três momentos, o passado, o presente e o futuro. Não sabemos quando é que o tempo começou, então vamos começar a contá-lo desde o Tempo de Canequinha (tempo antigo) em que o góte de Manê Jon tava ingordá na gemada (época em que havia fartura). O objectivo é trazer sempre temas do Carnaval com alguma identidade e realidade nacional”, explicou a mesma fonte.

Conforme David Leite, a ideia é levar as pessoas a pensar sobre a forma como aproveitam o tempo passado e o que é que podem fazer para melhorar o tempo perdido.

Neste sentido, acrescentou, o grupo vai apresentar uma alegoria da Praça Nova que, numa era em que não havia Internet e redes sociais, representava o pronto de encontro e de convivência da sociedade mindelense onde se conseguia saber de todas a notícias e outras alegorias que retratam a transformações da sociedade marcadas pelas tecnologias digitais.

“Vamos trazer um primeiro momento com a nossa praça, resgatando e dando uma vida ao nosso piquenique antigo e o edifício Eden Park que também é um elemento histórico de São Vicente. Depois, teremos um momento em que todo presente entra no túnel do tempo, que é a toda a parte tecnológica que temos, e o góte de Manê Jon vai-se transformar num gato que em vez de engordar na gemada engordar-se-á no megabyte”, clarificou.

O desfile do Samba Tropical deverá acontecer na segunda-feira, 12, pelas 21:00 com mais de mil foliões, distribuídos por 17 alas. Além de figuras de destaque, o grupo terá Jéssica Lopes, como rainha de bateria, e Rafael Leite e Leila Leite como casal de mestre-sala e porta-bandeira.

Na terça-feira, 13, dia do Carnaval 2024, o desfile organizado pela Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval – São Vicente (LIGOC-SV), principia às 19:00, no percurso habitual, Praça Dom Luís-Rua de Lisboa-Avenida Baltazar Lopes da Silva-Praça Nova-Avenida 5 de Julho.

De acordo com o sorteio da ordem do desfile, o grupo Estrela do Mar será o primeiro a entrar na Rua de Lisboa, às 19:00, seguido de Flores do Mindelo (19:30), Monte Sossego (20:00) e Cruzeiros do Norte (20:30).

CD/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-06-2024 15:17
20-06-2024 14:52
20-06-2024 14:45
20-06-2024 14:42
20-06-2024 14:40