Carnaval/São Vicente: Samba Tropical muda itinerário e inicia desfile na Praça Nova

07-02-2024 11:00

Mindelo, 07 Fev (Inforpress) – A Escola de Samba Tropical entra no desfile de segunda-feira, 12, véspera do Carnaval, às 21:00, a partir da Praça Nova, ao invés da Praça Dom Luís, sítio de concentração e partida dos últimos anos.

A novidade foi avançada pelo presidente da Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval – São Vicente (LIGOC-SV), Marco Bento, em entrevista à RCV, que indicou que Samba Tropical fará a entrada na Rua Lisboa através do percurso Praça Nova-Avenida 5 Julho, e cumprirá depois uma volta ao circuito habitual do desfile.

Ao fazer o ponto da situação dos preparativos para o desfile oficial de terça-feira, 13, a menos de uma semana do Carnaval, Bento confirmou que a instalação das bancadas, este ano com cerca de quatro mil lugares sentados, encontra-se na recta final, a iluminação já está instalada e que o som ficará pronto até o final da semana.

A novidade neste capítulo é a introdução de camarotes, como experiência-piloto, num espaço ao lado do Palácio do Povo, na Avenida Baltazar Lopes da Silva, uma iniciativa, confirmou a mesma fonte, tendente a “dar mais valor” ao Carnaval e mais uma forma de financiar o evento, desde que se consiga, no futuro, sintetizou, o “efeito multiplicador” da infra-estrutura.

Uma vez que o envolvimento do tecido empresarial no Carnaval de São Vicente é “ainda muito reduzido”, como pontuou Marco Bento, a ideia da LIGOC-SV é, no curto prazo, introduzir a rentabilidade do dia do desfile com os camarotes, cuja receita vai reverter-se a favor dos grupos.

Mas a Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval – São Vicente, ciente de que a sustentabilidade é “o maior problema” que a festa do Entrudo enfrenta, já pensa, confirmou Marco Bento, numa organização do desfile em outros moldes.

“Há uma necessidade, não falo da construção de raiz de um sambódromo, mas pode ser a transformação de uma rua/avenida da cidade, com o mínimo de 900 metros em linha recta e capaz de receber entre 20 e 30 mil pessoas”, sugeriu a mesma fonte.

Da mesma forma, Marco Bento anunciou que a câmara de São Vicente já disponibilizou terreno para a construção de seis estaleiros para grupos oficiais e que, se as condições forem reunidas, 2024 poderá ser o ano do início das obras.

Por estes dias, São Vicente já respira Carnaval, e, além dos grupos de animação, as atenções concentram-se no desfile da Escola do Samba Tropical, na segunda-feira, 12, pelas 21:00.

O aguardado desfile de terça-feira, 13, do Carnaval 2024, por seu lado, organizado pela Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval – São Vicente (LIGOC-SV), principia às 19:00, no percurso habitual, Praça Dom Luís-Rua de Lisboa-Avenida Baltazar Lopes da Silva-Praça Nova-Avenida 5 de Julho.

De acordo com o sorteio da ordem do desfile, o grupo Estrela do Mar será o primeiro a entrar na Rua de Lisboa, às 19:00, seguido de Flores do Mindelo (19:30), Monte Sossego (20:00) e Cruzeiros do Norte (20:30).

AA/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


21-06-2024 8:04
21-06-2024 7:51
20-06-2024 22:21
20-06-2024 21:52
20-06-2024 21:37