Carnaval Infantil/Praia: Crianças abrilhantam avenida anunciando chegada da festa do Rei Momo

11-02-2024 21:45

Cidade da Praia, 11 Fev (Inforpress) – Cinco grupos infantis abrilhantaram hoje a Avenida Cidade de Lisboa, na Praia, anunciando a chegada da festa do rei Momo, cujo tema predominante foi o desporto, tendo em conta os jogos olímpicos Paris 2024.

Pelo sambódromo passaram crianças do Centro Educativo Coração de Jesus- EBO, que abriram o desfile, com o tema “Combater as alterações climáticas”, visando sensibilizar, segundo a responsável, Maria do Carmo, toda a comunidade e o país para a importância de uma união na luta em prol da causa.

Um tema que, realçou, tem sido abordado desde o primeiro dia de aula, uma vez que esta comunidade educativa considera muito pertinente trabalhar neste sentido para mudar os comportamentos.

O Comité Olímpico, composto por mais de 1200 participantes, aliou-se às quatro escolas de Achada de Santo António, levando "muita folia" e “espírito olímpico” à Avenida, lembrando da realização dos jogos olímpicos este ano em Paris.

O tema proposto pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano enquanto grupo de animação foi “Jogos Olímpicos: Da antiguidade até Paris”.

“Foi um pedido das escolas de Achada de Santo António, e nós juntamo-nos porque nós queríamos ver as crianças felizes e a desfilar, também para podermos passar a mensagem dos jogos olímpicos de Paris", contou a presidente do Comité Olímpico, Filomena Gonçalves, que também marcou presença no entrudo.

Na sua óptica as crianças conseguiram perceber o quê que é o olimpismo e os valores olímpicos, assegurando que a intenção é dar continuidade a este projecto, mas prevê a próxima apresentação em 2028, data dos próximos jogos olímpicos que deverão acontecer em Los Angeles, Estados Unidos da América.

A seguir desfilou o Jardim Amor é Vida, que levou o tema “Mundo Encantado”, transmitindo mensagem da importância do lúdico, do recreativo e do cultural no desenvolvimento da criança.

“Porque nós os adultos estamos hoje num mundo de correria e não temos tido tempo necessário para as nossas crianças. Então é uma chamada de atenção à sociedade civil no sentido de observarem que muitas vezes o que as crianças veem nos desenhos animados, imaginam, brincam e acabam por idealizar nos seus mundos”, contextualizou a responsável, irmã Domingas.

Justificou que isto é realmente algo muito valioso, porque é nesta base que desenvolvem toda a potencialidade de um adulto.

As crianças do Jardim Suzy também realçaram a importância da prática do desporto com o tema “Desporto com criança em Alas Simulando”, como forma de servir de incentivo, conforme disse Suzete Silva, aos mais pequenos para esta prática garantindo melhor saúde.

A encerrar o desfile esteve o Jardim Catly Infantil, versando a temática “Saúde e Desporto”, cuja finalidade foi, à semelhança do Comité Olímpico, lembrar os jogos olímpicos, além de também salientar, segundo a porta-voz, Maria Alice Monteiro, os benefícios do desporto para a saúde.

No final, alguns grupos apontaram dificuldades em sair às ruas, nomeadamente, curto espaço de preparação entre celebração do Natal e Carnaval, e desafios relacionados com o financiamento.

Isto, tendo em conta que muitos pais não têm condições de contribuir com as fantasias dos filhos, agradecendo, entretanto, o insuficiente apoio disponibilizado pela Câmara Municipal da Praia que “permitiu ultrapassar alguns constrangimentos”.

O Carnaval infantil atraiu centenas de pessoas, de entre pais, encarregados de educação, e curiosos, tendo o público manifestado a sua satisfação com as apresentações e organização do evento.

ET/JMV
Inforpress/Fim 

Notícias Recentes


21-02-2024 21:53
21-02-2024 20:43
21-02-2024 20:35
21-02-2024 20:18
21-02-2024 19:53