Brava: Cerca de 630 animais já foram desparasitados no âmbito do projecto Pastoria sustentável da Associação Biflores

12-03-2024 21:04

Nova Sintra, 12 Mar (Inforpress) –O líder do projecto Pastoria sustentável, da associação Biflores, informou hoje que a campanha de desparasitação animais, nomeadamente caprinos e bovinos, iniciado no domingo,10, já possibilitou, até ao momento, a desparasitação de cerca de 630 animais.

Em entrevista à Inforpress, o líder do projecto Pastoria Sustentável, da associação Biflores, Vanny Furtado, salientou que esta iniciativa partiu da necessidade que se notou, desde a implementação do plano e considerou ser este um dos caminhos que está estabelecido para se atingir com o determinado projecto.

Conforme disse a mesma fonte, a campanha iniciou-se no dia dez do corrente mês, nas localidades de Baleia, Garça, Mato Grande e Cachaço, e decorre até a próxima sexta-feira, nas restantes comunidades do concelho.

“Neste momento estamos a percorrer as outras zonas e o objectivo não é só fazer a desparasitação, mas também mostrar aos criadores que é necessário ter um plano de seguimento da desparasitação o ano inteiro”, sublinhou, acrescentando que com isso poderão ter animais com saúde mais regulado.

Neste sentido, reforçou que os criadores têm que entender aquilo que é necessário para um bom manejo dentro deste sector, para serem planificado e cumprido. 

“Por isso estamos a fazer tudo para mostrar aos criadores na prática o manejo completo do rebanho que permitirá ter mais rendimento e produtividade”, acrescentou.

Vanny Furtado frisou ainda que os criadores estão a mostrar boa vontade, embora existam pastores com rebanhos, que estão situados mais distantes e sentem dificuldades de trazerem os animais para dentro da comunidade, tendo em conta que podem entrar em conflito com agricultores, ao entrarem nos seus terrenos.

“Isso acaba por tornar a campanha mais difícil, uma vez que precisámos de nos deslocar até aos criadores, para pôr em prática a campanha. No entanto, todos eles estão a mostrarboa vontade e engajamento neste projecto”, finalizou.

O referido programa conta com financiamento do projecto Darwin, em parceria com BeSafe Group, Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) e a Câmara Municipal da Brava.

DSM/JMV
Inforpress/FIM

Notícias Recentes


14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05
14-06-2024 8:00
13-06-2024 19:49