Bastonário destaca importância do curso de “Biópsia Guiada” para o diagnóstico precoce de cânceres

22-04-2024 19:20

Cidade da Praia, 22 Abr (Inforpress) – O bastonário da Ordem do Médicos de Cabo Verde (OMC), Danielson Veiga, destacou hoje a importância de os médicos cabo-verdianos participarem no curso de “Biopsia Guiada”, sublinhando que essa capacitação será crucial para o diagnóstico precoce de cânceres.

O responsável falava à Inforpress, à margem da formação promovida pela OMC, na cidade da Praia, no âmbito do intercâmbio científico Cabo Verde - Estados Unidos, levado a cabo pela missão da Associação dos Médicos Cabo-verdianos nos Estados Unidos da América.

Tendo em conta a “grande necessidade” de médicos especialistas, em Cabo Verde, o bastonário realçou que esta cooperação vai ser crucial para os médicos nacionais reforçarem as suas competências e aproveitarem a experiências desses especialistas de modo a compreenderem melhor esta doença, que tem registado um aumento exponencial não só em Cabo Verde como a nível mundial.

A ideia, segundo disse, é diversificar as outras especialidades, ou seja, para além dos especialistas em si, que estão na área da radiologia, que fazem estudos de radiologia, ecografia, e outros exames, permitir também ao médico que está no seu consultório, recorrer a métodos de estudo do nódulo suspeito desde que esteja munido de meios complementares de diagnóstico.

“Esse curso é de extrema importância para o país uma vez que vai capacitar os médicos para fazerem o diagnóstico precoce”, precisou o bastonário, lembrando que muitos pacientes com uma doença maligna quando chegam às estruturas hospitalares encontram-se já num estado avançado em que já não têm chance de sobrevivência.

Danielson Veiga adiantou que durante a formação vão ser apresentados mecanismos e técnicas que permitem suspeitar que uma pessoa tenha ou não um tumor, sendo que é uma doença crónica, sistémica, que tem as suas consequências se não for diagnosticada a tempo.

Acrescentou que um dos meios mais apropriados neste momento é começar a aprender a fazer ecografias, mesmo a nível dos consultórios para ajudar a definir se esse nódulo é suspeito ou não, e caso seja suspeito, deve-se recorrer então à biópsia para depois fazer um estudo patológico.

Neste sentido, sublinhou que quanto mais cedo for o diagnóstico, mais cedo serão tomadas as medidas apropriadas.

À margem do curso de “Biópsia Guiada” aconteceu também um workshop sobre Histopatologia.

Segundo adiantou Danielson Veiga, no âmbito desta parceria, a Ordem dos Médicos realiza de 22 a 27 deste mês, uma série de actividades ligadas à saúde.

A missão da Associação dos Médicos Cabo-verdianos nos Estados Unidos, que estará em Cabo Verde de 14 a 25 deste mês, traz um grupo de 46 especialistas, para um intercâmbio técnico, científico e cultural com os profissionais de saúde das diferentes estruturas de saúde do país.

AV/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


03-05-2024 18:16
03-05-2024 17:55
03-05-2024 17:18
03-05-2024 17:14
03-05-2024 17:09