Paris'2024: Presidente da República considera que o mais importante é representar Cabo Verde com "dignidade e orgulho" 

08/07/24 20:15

Cidade da Praia, 08 Jul (Inforpress) - O Presidente da República, José Maria Neves, considerou hoje, na cidade da Praia, que o mais importante é que os atletas representem o país com "dignidade" nos Jogos Olímpicos de Paris’2024.

A afirmação foi feita em declarações à imprensa após entregar aos atletas Djamila Silva e David Pina a bandeira nacional da delegação olímpica cabo-verdiana - Team Cabo Verde -  que viaja esta quinta-feira, 11, com destino à França.

"O mais importante é representar o país com muita dignidade, com ‘fair-play’ e orgulho", notou José Maria Neves, frisando que os Jogos Olímpicos é uma referência para qualquer sociedade, tal como para Cabo Verde.

"Reflectem a amizade e a fraternidade que devem existir entre os povos. Estar os Jogos Olímpicos é algo fabuloso e extraordinário porque se aprende a conhecer, a respeitar e a estar com os outros", acrescentou.

Por isso, o chefe do Estado, que garantiu a sua presença na abertura do Jogos de Olímpicos Paris’2024, é nestes momentos que o país deve levantar bem alto a sua bandeira. 

"Os atletas estarão lá a desfilar com a nossa bandeira, mas é bom que o mais alto representante do país também esteja presente a apoiar a nossa equipa olímpica, mas também a vibrar com o nosso símbolo", aditou. 

Em relação ao facto de os atletas olímpicos estagiarem pela primeira vez em Cabo Verde, José Maria Neves notou que significa que o país está a crescer em termos de condições.

"Seria muito bom se no futuro tivéssemos uma Cidade Desportiva onde pode receber a equipa cabo-verdiana e de outros países do mundo", indicou o mais alto magistrado da Nação.

Por sua vez, a presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Filomena Fortes, enalteceu o apoio da Presidência da República e lembrou que Cabo Verde continua a fazer história por levar a maior delegação de sempre aos Jogos Olímpicos.

"Prometemos que iríamos levar a maior delegação de sempre e o fizermos. Levamos seis a Tóquio e agora para Paris levamos sete", precisou Filomena Fortes, considerando que foi fruto de um "àrduo" trabalho de quatro anos.

"Garanto que todos os atletas (...) irão levantar a bandeira de Cabo Verde bem alto", assegurou a responsável, informando que a participação de Cabo Verde está orçada em 20 mil contos, “já garantidos pelos patrocinadores".

Da parte do Governo, a presidente do COC comunicou que não receberam nenhuma comparticipação.

A entrega da Bandeira pelo Presidente da República faz parte da preparação de Cabo Verde para os Jogos Olímpicos Paris 2024, que decorre na Praia e que engloba um pré-estágio, com a participação de toda a delegação olímpica, antes da partida para França”.

Integra a delegação um total de 24 elementos, dos quais cinco dos sete atletas qualificados, designadamente os pugilistas David Pina e Ivanusa Moreira, o esgrimista Victor Alvares (boxe), a Judoca Djamila Silva e o nadador José Tati.

Fazem igualmente parte, cinco treinadores (de boxe, esgrima, judo e natação) seis oficiais de equipa, além do chefe da Missão, Léo Moreau, do médico, do fisioterapeuta, do preparador físico, do psicólogo e dos responsáveis do COC.

Após este pré-estágio, os atletas partem rumo à cidade francesa de Parthenay, para a derradeira etapa de preparação, e no dia 23 Julho darão entrada na Vila Olímpica de Paris’2024. 

De salientar que esta é a maior delegação de sempre de Cabo Verde (sete atletas) aos Jogos Olímpicos.

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 arrancam no dia 26 de Julho e terminam a 11 de Agosto. 

OM/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


06/10/24 14:57
06/10/24 13:07
06/10/24 13:03
06/10/24 10:59
06/10/24 10:19