Santo Antão/Planalto Leste: Fundação Fundamental pede união dos santantonenses a volta da floresta 

22/06/24 15:17

Porto Novo, 22 Jun (Inforpress) – A Fundação de Defesa, Preservação e Promoção do Desenvolvimento Ambiental Integrado e Sustentável de Santo Antão (Fundamental) exortou hoje a união dos santantonenses na preservação do perímetro florestal do Planalto Leste.

No dia em que se celebra o Dia Mundial das Florestas Tropicais, a Fundação Fundamental defendeu a preservação deste “precioso recurso natural”, apelando aos santantonenses para conservarem a floresta do Planalto Leste contra as “ameaças”, designadamente de incêndios.

Numa altura em que esta reserva florestal tem sido alvo de vários incêndios, a Fundação Fundamental, com sede na Ribeira Grande, propõe a união dos habitantes de Santo Antão “para juntos defendê-la” das ameaças como incêndios, exploração clandestina e agravamento dos efeitos da seca persistente.

A floresta do Planalto Leste, considerada o “pulmão” de Santo Antão, declarada reserva florestal em 1990, está situada a mil metros de altitude e abrange uma área de aproximadamente dois mil hectares.

Devido à sua natureza e localização este perímetro tem a função de proteger Santo Antão dos efeitos das cheias, através da diminuição do escorrimento superficial e recarregar os aquíferos, através da infiltração da água das chuvas, entre outras.

“Para preservar esse nosso precioso recurso natural, considerado o pulmão de Santo Antão, apelamos a todos os santantonenses para unirmos e juntos defender” a floresta, concluiu esta fundação.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Notícias Recentes


30/06/24 19:43
30/06/24 17:16
30/06/24 18:00
30/06/24 16:10
30/06/24 15:34