13/05/25 - 08:18 pm
Cidade da Praia, 13 Mai (Inforpress) – As inscrições para o 2.º Prémio Candango de literatura já se encontram abertas desde do dia 10 de Maio até 25 de Junho de 2025, tendo como propósito valorizar autores, projectos de literatura e design editorial.
De acordo com o comunicado, a que a Inforpress teve acesso, Brasília acolhe o 2.º Prémio Candango de Literatura, a partir do projecto desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) com o objectivo de reconhecer e celebrar a produção literária em Língua Portuguesa.
O 2.º Prémio Candango de Literatura abrange livros publicados em 2024 e projectos de incentivo que estejam em curso há, pelo menos, dois anos, numa iniciativa, realizada em parceria com o Instituto Casa de Autores (ICA) que busca valorizar autores, editoras, designers e agentes de leitura do Brasil e de outros países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), conforme consta no comunicado.
O concurso visa reconhecer obras e iniciativas em 07 categorias entre as quais, Melhor Romance, Contos, Poesia, melhor Capa, Projecto Gráfico, Incentivo a leitura e Prémio Brasília.
Com inscrições gratuitas abertas entre 10 de Maio e 25 de Junho de 2025, as inscrições são feitas exclusivamente pelo site oficial do prémio e os participantes devem enviar os documentos em formato PDF, como a cópia da obra e os documentos de identificação e declarações obrigatórias.
No caso de candidatura de projectos de incentivo à leitura, será necessário um portfólio detalhado da acção, com comprovação de actuação por pelo menos dois anos.
A selecção das obras vai ser conduzida por um corpo técnico de 45 especialistas, sendo 30 na fase inicial e 15 na etapa final, e os nomes dos jurados serão revelados após a cerimónia de premiação para assegurar a imparcialidade e a transparência.
Em contrapartida, os vencedores das categorias literárias e editoriais deverão doar 20 exemplares de suas obras para as bibliotecas públicas do distrito federal, enquanto os premiados na categoria incentivo à leitura deverão ministrar uma formação online de 04 horas no mínimo, fortalecendo o compromisso com a democratização do acesso à leitura.
A primeira edição do prémio, foi realizada em 2022, distribuiu o prémio monetário em oito categorias e contou com o reconhecimento de projectos gráficos inovadores.
O 2.º Prémio Candango de Literatura revelará os vencedores em 31 de Outubro, num evento que será realizado na Sala Martins Pena do Teatro Nacional, em Brasília, reforçando o compromisso com a diversidade e a circulação de obras que “ecoam” em português, idioma que une continentes, culturas e vozes.
As inscrições devem ser feitas no site: https://www.premiocandangodeliteratura.com.br/
KR/SR//HF
Inforpress/Fim
13/05/25 - 11:12 pm
14/05/25 - 08:09 am
Pequim, 14 Mai (Inforpress) - Os governos do Brasil e da China avaliaram positivamente os recentes sinais de disposição do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e do seu homólogo russo, Vladimir Putin, em iniciar negociações para a paz na Ucrânia.
Num comunicado conjunto, Brasil e China afirmaram que “acolhem a proposta feita pelo Presidente Vladimir Putin no dia 10 de maio de abrir negociações para a paz, bem como a manifestação positiva de Volodymyr Zelensky no mesmo sentido”.
“O Brasil e a China avaliam positivamente os recentes sinais de disposição ao diálogo e manifestam a sua expectativa de que as partes possam alcançar um entendimento que viabilize o início de negociações frutíferas, que contemplem as preocupações legítimas de todas as partes”, acrescentaram.
Os Governos do Brasil e da China acrescentaram esperar que se inicie, no menor prazo possível, um diálogo direto entre as partes para pôr fim ao conflito, e destacaram ser necessário “encontrar uma solução política” para a crise na Ucrânia, com vista a um acordo de paz duradouro e justo para todas as partes.
Na nota, lembram ainda que, em maio de 2024, Brasil e China fizeram um apelo conjunto para que todas as partes envolvidas criassem as condições para a retomada do diálogo e, meses depois, em setembro do ano passado, criaram o Grupo de Amigos para a Paz nas Nações Unidas, reunindo países do Sul Global comprometidos com a mediação do conflito na Ucrânia.
“O Brasil e a China seguem à disposição, junto com o Sul Global, para continuar apoiando os esforços para pôr fim ao conflito”, declararam.
O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Presidente chinês, Xi Jinping, participaram nas comemorações dos 80 anos do Dia da Vitória do exército Soviético contra o Governo nazista na Segunda Guerra Mundial, comemorado na última sexta-feira, em Moscovo, onde tiveram reuniões bilaterais com Putin.
O Presidente brasileiro está em Pequim onde cumpriu agendas relacionadas com a atração de investimentos chineses para o país sul-americano. Nesta terça-feira, o Presidente brasileiro participou na abertura da 11.ª Reunião Ministerial do fórum China-CELAC e reunir-se-á com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, com quem também assinará acordos para ampliar a cooperação bilateral.
No nível global, além de serem membros do G20, que realizou a sua cimeira anual em novembro de 2024 no Rio de Janeiro, Brasil, China e Rússia, juntamente com a Índia e África do Sul, são fundadores do fórum BRICS, ao qual se juntaram no ano passado Irão, Egito, Emirados Árabes Unidos e Etiópia.
O Brasil ocupa a presidência anual do BRICS em 2025 e sediará a próxima cimeira do grupo, por isso espera-se que Xi Jinping visite o país nos próximos meses.
Putin não deu sinais de que irá comparecer na cimeira dos BRICS devido a mandados de prisão que foram emitidos contra si por parte do Tribunal Penal Internacional (TPI), por crimes de guerra. O Brasil é signatário do acordo, o que prevê o cumprimento de mandados expedidos pelo tribunal.
Inforpress/Lusa
Fim