Nova Sintra, 13 Mai (Inforpress) – Membros da população bravense dizem-se “revoltados” com a falta de água na ilha Brava e “clamam” pelo arranque do projecto de dessalinização da água do mar como forma de resolver o problema.
Em declarações à comunicação social, munícipe Arminda Monteiro realçou que a água é um bem precioso e o homem precisa dela para viver, mas considerou que nos últimos tempos a população tem vivido uma situação preocupante, por escassez desse líquido na ilha.
“Ultimamente estamos a ver pessoas a andarem com recipientes para pedirem água nas casas das pessoas que o armazenam durante a época de chuva, isso porque estão a sentir na pele a falta da mesma”, disse.
Segundo a mesma fonte, a população deste município está impaciente com esta situação, sendo que as autoridades já tinham dado uma esperança de que o problema iria ser resolvido no mês de Abril deste ano, mas até ao momento nada foi feito e a problemática da água tem estado a agravar cada vez mais.
“A população não precisa mais de promessas, mas sim de respostas na prática, já estamos fartos de viver na incerteza, pois a Brava sempre viveu na dúvida e nós não temos nada certo, não sabemos se amanhã iremos ter água e nem sabemos se terá um transporte marítimo certo”.
Por sua vez, o gerente de uma unidade hoteleira, António de Pina, também mostrou o seu descontentamento e considerou que a situação, que os bravenses têm vivido nos últimos tempos em relação à falta de água, tem de ser resolvido de uma vez por todas.
De acordo com o mesmo, se esta situação não for resolvida o mais breve possível os sectores do turismo e da agricultura na ilha correm grande risco.
“Estamos a chegar à época de maior consumo e com a aproximação das festas do município o concelho estará bastante movimentado com a visita de estrangeiros, mas com essa penúria de água não estou a ver outra solução”, disse.
António de Pina disse ainda não saber porque é que a Águabrava não arrancou ainda com a distribuição de água dessalinizada na rede porque o mesmo disse ter informação de que o projecto já está finalizado.
Contactado pela Inforpress, a responsável da empresa Águabrava no município, Ilda Solidade, realçou que a ilha sempre teve problemas de água, cuja disponibilidade sempre foi insuficiente para a abastecer o concelho.
“Nesta época de calor a água é mais consumida e nós damos o nosso máximo para fazer distribuição equilibrada em todas as comunidades, sendo que também a empresa tem um camião no terreno a fazer distribuição deste líquido, para ajudar a equipa a fazer melhor o seu trabalho”, concluiu.
DM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar