Cidade da Praia, 12 Mai (Inforpress) – O director do Mestrado em Treino Desportivo, Filomeno Tavares, afirmou hoje que a universidade de Cabo Verde, quer ter profissionais capacitados em desporto para a dinamização da investigação científica com base na realidade do país.
Em entrevista à Inforpress, Filomeno Tavares enalteceu a importância de “incutir” esta profissão nos estudantes, por forma a reforçar o conhecimento sobre o Desporto.
O director do Mestrado em Treino Desportivo falava sobre isso, no âmbito do primeiro Seminário Internacional em Desporto e Ciência com a participação de especialistas internacionais, direccionado aos estudantes de mestrado.
“O que nós queremos é, sobretudo, proporcionar oportunidade para uma maior dinamização da investigação científica no âmbito desportivo e ajudar na tomada de decisões com base em evidência”, disse Filomeno Tavares.
A mesma fonte acrescentou que durante o encontro, foram partilhadas experiências sobre actividade física no tratamento da depressão, treino de futebol em relação à composição corporal e temas relacionados com as escolinhas de iniciação desportiva.
“Porque a ideia desse mestrado é, exactamente, nós virmos a ter investigadores em Cabo Verde para analisarem e apresentarem evidências científicas sobre a realidade desportiva de Cabo Verde” disse o docente, acrescentando que “a saúde mental é uma questão muito importante e a investigação tem mostrado que a actividade física é importante no tratamento da depressão, daí ser uma boa aposta neste tema”.
A iniciativa contou com a participação de conferencistas de Portugal, vindos das universidades da Madeira, Lisboa e Coimbra.
OS/HF
Inforpress/Fim
Partilhar