Porto Novo, 13 Mai (Inforpress) – A Associação Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Terrimar) está a ultimar os preparativos para o arranque, a partir de Junho, da temporada de conservação das tartarugas marinhas na ilha de Santo Antão.
Nesta altura, segundo apurou a Inforpress, as atenções desta associação, sediada em Santo Antão, centram-se na mobilização de voluntários para o reforço da sua equipa para a temporada de conservação das tartarugas marinhas, que se prolongará até Setembro.
A campanha de protecção das tartarugas marinhas consiste na prospecção das praias para a identificação de ninhos e rastos desta espécie em vias de extinção.
Para este ano, a Terrimar apostou no reforço da equipa com recrutamento de voluntários que, ao longo da campanha, vão estar envolvidos no monitoramento e em patrulhas nas praias, na prospecção de ninhos, entre outras tarefas.
A campanha de protecção das tartarugas em Santo Antão tem estado a cargo da Terrimar, que tem tido a parceria do Programa das Pequenas Subvenções do Fundo Mundial para o Ambiente (GEF SGP), da Direcção Nacional do Ambiente e das câmaras municipais desta ilha.
Durante a campanha de 2024, esta associação registou 2001 ninhos, 3.314 rastos, 149 tartarugas novas e 55 recapturas, além de três tartarugas mortas por causas naturais e quatro resgatadas.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar