Boa Vista: Assembleia Municipal aprova por unanimidade Plano de Acesso à Energia Sustentável e Acção Climática

Inicio | Política
Boa Vista: Assembleia Municipal aprova por unanimidade Plano de Acesso à Energia Sustentável e Acção Climática
13/05/25 - 07:51 am

Sal Rei, 13 Mai (Inforpress) – A Assembleia Municipal da Boa Vista deu "luz verde" na segunda-feira, 12, por unanimidade, à proposta do Plano de Acesso à Energia Sustentável e Acção Climática da câmara municipal, durante a segunda sessão ordinária do órgão deliberativo.

A votação da proposta contou com 12 votos da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, que suporta a câmara) e cinco votos do Movimento para a Democracia (MpD, oposição) e assinala “um importante passo” para a implementação de medidas de sustentabilidade e resiliência climática na ilha.

Tratou-se de uma proposta da câmara municipal, promovida pela Direção Nacional de Saúde com o apoio do programa de Acção Climática de LuxDev e tem um custo total implementação estimado em 2.208.962.880 ECV.

O plano estabelece um conjunto de acções com o objectivo de mitigar os efeitos das alterações climáticas e fomentar o acesso a fontes de energia sustentável na ilha da Boa Vista, contempla áreas como a transição energética para renováveis, a eficiência no uso de energia, a gestão otimizada de recursos hídricos, a proteção da linha costeira, a melhoria da gestão de resíduos e a implementação de estratégias de adaptação para fortalecer a capacidade da comunidade perante os desafios ambientais.

O porta-voz da bancada do MpD, Tomilson Neves, reconheceu a importância do plano para a ilha e reafirmou o empenho da sua bancada em trabalhar para o desenvolvimento sustentável da Boa Vista, aclarando que as questões levantadas durante a discussão visavam o esclarecimento de preocupações dos munícipes, por serem os seus problemas.

Mesmo assim enalteceu o plano, que espera venha a dar vazão em relação a temas como a gestão de resíduos e outros impactos climáticos locais.

Por seu lado, Joel Spencer, do PAICV, sublinhou “a inegável realidade” das alterações climáticas para o município e defendeu a necessidade de se dar passos e não ficar só à espera de outros países e entidades.

O eleito municipal considerou que a aprovação do Plano de Acesso à Energia Sustentável e Acção Climática é um “primeiro passo fundamental” para promover uma mudança de mentalidade na população e proteger o ambiente como “um bem essencial” para o futuro da ilha.

Na sessão foi ainda aprovada a proposta da criação da Polícia Municipal da Boa Vista, o respectivo regulamento, o quadro de pessoal e a tabela salarial.

Para hoje prevê-se a apresentação e apreciação do relatório de actividades da Câmara Municipal da Bao Vista e a conta de gerência respeitantes ao de 2024.

MGL/AA

Inforpress/Fim

Partilhar