Assomada, 13 Mai (Inforpress) - A cidade de Assomada, no município de Santa Catarina, interior de Santiago, comemora hoje os seus 24 anos de elevação à categoria e sua santa padroeira, Nossa Senhora de Fátima com “sinais claros” de mudança na organização e saneamento.
A afirmação é do presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Armindo Freitas, que falava em entrevista à Inforpress, a propósito da efeméride que terá o seu ponto alto hoje com uma missa e procissão.
“Neste momento estamos num processo claramente de reorganização da cidade, sobretudo no trânsito, que passa pela colocação de sinalização vertical e horizontal, a nível da toponímia e ainda reorganização do comércio”, disse, reafirmando que a equipa camarária que lidera tem dado “sinais claros” de mudança na urbe e em sectores outrora considerados críticos.
Para a reorganização da cidade, informou que a edilidade tem investido nos bombeiros municipais e na implementação da Polícia Municipal, que os vai ajudar no cumprimento do Código de Posturas Municipais, sobretudo no cumprimento do horário das actividades nocturnas e poluição sonora.
A par da organização, o edil santa-catarinense reiterou que a meta é ter uma cidade limpa, tendo a edilidade investido na manutenção de camião de lixo, na aquisição de contentores e em meios e materiais para o pessoal de saneamento.
O autarca avançou ainda que no âmbito da cooperação descentralizada “brevemente” vai chegar ao município outros equipamentos e materiais para dar respostas ao saneamento.
Entretanto, Armindo Freitas notou que mais do que ter uma cidade limpa, a mesma tem que estar aprazível, daí que a edilidade fez intervenções na Avenida da Liberdade e na Praça Central de Assomada, que se encontram “de cara nova”.
Para este ano, avançou ainda que a edilidade pretende dotar a cidade de uma agenda cultural e desportiva anual, iniciar com obras de reabilitação no mercado novo de Achada Riba, no polivalente de Assomada, no polidesportivo de Nhagar e no Estádio Municipal de Cumbém.
Prevê-se ainda construção de arruamentos, passeios e criação de espaços verdes em alguns bairros da cidade ainda em “terra batida”.
Todos estes projectos, segundo Armindo Freitas, já estão prontos e com financiamentos garantidos, de recursos da câmara, do Governo e parceiros internacionais.
Conforme defendeu, todas estas intervenções e investimentos visam resgatar a dinâmica sociocultural de outrora e fazer com que as pessoas de outros municípios visitem Assomada para momentos de lazer.
Durante a entrevista à Inforpress, Armindo Freitas esclareceu que parte do orçamento deste ano também vai ser canalizado em outras localidades desse município santiaguense, sobretudo no sector da água.
A vila de Assomada, subdividida em 22 bairros, foi elevada à categoria de cidade, através do decreto-lei 7/2001, de 26 de Março, e é no seu centro que se situa o popular Pelourinho de Assomada, o Centro Cultural Norberto Tavares, Paços do Concelho de Santa Catarina, a Igreja Nossa Senhora de Fátima, e o Cine Clube de Assomada.
Para assinalar as festividades do 13 de Maio, a edilidade preparou um leque de actividades culturais e desportivas.
As celebrações terão o seu ponto alto esta terça-feira, com uma missa em honra à santa padroeira, Nossa Senhora de Fátima, aprazada para as 10:00.
FM/CP
Inforpress/Fim