Mindelo, 12 Mai (Inforpress) – A Universidade do Mindelo (Uni-Mindelo), em parceria com o Instituto Superior de Saúde – ISAVE (Portugal), tem em marcha as II jornadas científicas das Ciência de Saúde, que este ano se inserem nas celebrações do Dia Internacional do Enfermeiro.
A efeméride é comemorada hoje, e foi criada pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros.
A data escolhida, 12 de Maio, remete para o aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna, nascida a 12 de Maio de 1820, em Florença (Itália), filha de pais ingleses.
A Uni-Mindelo informou hoje que as jornadas científicas objectivam promover a reflexão, a partilha de conhecimento e a valorização da investigação em saúde, com especial destaque para a Enfermagem.
O programa, de acordo com a mesma fonte, inclui sessões científicas, apresentações de trabalhos de investigação desenvolvidos por estudantes do mestrado em Urgência e Emergência, momentos culturais e homenagens.
Este evento é também “expressão da sólida” da parceria académica entre o Instituto Superior de Saúde – ISAVE (Portugal) e a Uni-Mindelo, reforçada pela Pós-Graduação em Urgência e Emergência, lecionada por docentes do instituto em Cabo Verde.
Esta é também uma iniciativa, atesta a mesma fonte, que reflecte o compromisso das duas instituições com a internacionalização do ensino superior em saúde e com a promoção de respostas qualificadas aos desafios globais da área da saúde.
O programa é cumprido hoje e terça-feira, 13.
O tema do Dia Internacional do Enfermeiro 2025 é "Cuidar dos enfermeiros fortalece as economias" e destaca a importância de apoiar os enfermeiros, não apenas para o seu bem-estar, mas também para o fortalecimento dos sistemas de saúde
Outro tema proposto para o dia é "Os nossos enfermeiros. O nosso futuro" e destaca, por seu lado, a importância da valorização da profissão, da garantia de boas condições de trabalho e da atração de jovens para a enfermagem.
AA/CP
Inforpress/Fim