Futebol/Campeonato CV: Botafogo perde em casa e fica fora da segunda fase do nacional

Inicio | Desporto
Futebol/Campeonato CV: Botafogo perde em casa e fica fora da segunda fase do nacional
11/05/25 - 08:15 pm

São Filipe, 11 Mai (Inforpress) - O Botafogo, averbou hoje no campo de São Lourenço, no município de São Filipe, a sua quarta derrota consecutiva, segunda em “casa”, e fica fora da segunda fase do nacional de futebol.

A jogar em casa frente ao campeão nacional em título, no jogo a contar para a quarta jornada, o Botafogo entrou melhor que o Boavista com os jogadores Nuco e Tui a criar problemas para a linha defensiva do Boavista.

Mas aos 15 minutos, na primeira oportunidade criada, o Boavista chega ao golo, por intermédio do defesa Sebah do Botafogo que ao tentar evitar que a bola chegasse a Makito, na sequência de um cruzamento de lado direito, acabou por introduzir a bola na sua própria baliza, dando vantagem à formação da Boavista.

Aos 27 minutos, remate de Nuco com o guarda-redes do Boavista a defender em dois tempos, aos minutos 39 Botafogo reclama penalidade, mas árbitro entendeu que a falta era fora de área e a sua conversão não criou problemas para o guarda-redes do Boavista que defendeu sem problemas.

Mesmo no final do primeiro tempo Makito falha a melhor oportunidade criada pela formação da Boavista no primeiro tempo.

A segunda metade do desafio foi dominada pela formação do Boavista, que entrou melhor e aos cinco minutos podia ampliar o placar.

Aos 13 minutos o guarda-redes do Boavista quase permitiu ao Botafogo chegar ao golo de igualdade ao não conseguir assegurar nas alturas uma bola que parecia inofensiva, mas um seu companheiro evitou o golo da igualdade.

Aos 26 minutos do jogo, Gato, que entrou na segunda parte, depois de passar por vários jogadores do Botafogo e dentro da área rematou forte sem dar hipótese ao guarda-redes Sassá e fez o 0-2 para a sua equipa, aos 30 minutos Jardel desperdiça hipótese para aumentar a vantagem e aos 41 minutos do segundo tempo, Gogol que também entrou na etapa complementar, num chapéu a fez o 3-0.

No período de compensação Gato ainda chegou a introduzir a bola na baliza, mas por indicação do assistente o golo não foi validado por posição irregular do jogador.

No final da partida, o treinador do Botafogo, Danilo Dinis, reconheceu que o principal objectivo não será alcançado e que agora é trabalhar para conseguir uma vitória nos próximos dois jogos que ainda restam antes de sair do campeonato nacional.

Segundo o mesmo, alguns erros defensivos, no primeiro tempo, foram fatais para a equipa desnortear e não conseguiu reencontrar e recuperar.

Por sua vez, o treinador do Boavista, Edivaldo Cardoso, disse que sabia que o jogo era difícil porque a equipa estava cansada de uma viagem desgastante e sem indicação de quando será o regresso.

Tudo isso afectou a equipa no primeiro tempo, aliado também à qualidade da equipa adversária num campo “extremamente difícil” e que por isso a equipa tinha que ter paciência, tranquilidade e humildade para trabalhar mais porque o Botafogo é uma excelente equipa.

Apesar da primeira parte menos bem conseguida, Edivaldo Cardoso disse que, mesmo assim, além de golo podia aumentar a vantagem por intermédio de Makito e apontou ainda que em outras duas jogadas que o árbitro podia marcar penaltis a favor da sua equipa.

A segunda parte, segundo o treinador, com a vantagem trazida da primeira parte e com mais tranquilidade porque cabia ao Botafogo tomar iniciativa de jogo, a equipa jogou em contrapé podíamos chegar a golos.

“Marcamos dois golos como podíamos ter marcado mais golos. Jardel desperdiçou uma oportunidade e o golo que foi anulado no final por hipotético fora de jogo”, disse o treinador que sublinhou que o mais importante era conseguir a vitória e os três pontos.

A formação do Botafogo ocupa a última posição na tabela classificativa com zero pontos e sofreu a sua quarta derrota consecutiva no campeonato nacional.

O campeonato nacional de futebol conta com a participação de dez equipas, as oito campeãs regionais mais o Boavista da Praia (campeão em título) e a Académica da Praia, na qualidade de segundo classificado de Santiago Sul.

A presente temporada, 2024/2025, é disputada num novo modelo, já que cai a fase de grupos, para passar a ser discutida no novo formato da UEFA Champions League.

As regiões desportivas do Maio e da Brava não realizaram as provas oficiais, pelo que não participam no campeonato nacional.

Sendo assim, as campeãs regionais mais o Boavista da Praia, campeã em título, ficam num só grupo e cada equipa disputa seis jogos, com seis adversários, ou seja, três na condição de visitada e três como visitante.

Os quatro primeiros classificados passam para as meias finais da competição, cuja final está agendada para o dia 21 de Junho, no Estádio Adérito Sena, em São Vicente.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar