João Teves, 09 Mai (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos disse hoje que o desenvolvimento desse município santiaguense passa pela aposta nas suas potencialidades, nomeadamente agricultura e turismo.
Euclides Cabral falava em declarações à Inforpress, à margem da sessão solene da Assembleia Municipal de São Lourenço dos Órgãos, em comemoração aos 20 anos da criação desse município do interior de Santiago, separado em 2005 como uma freguesia do concelho de Santa Cruz.
A sessão solene, que teve como palco o largo do Auditório Municipal de João Teves, foi presidida pelo Presidente da República, José Maria Neves.
Segundo o autarca, apostando nas suas potencialidades, e ainda no comércio e na mobilização de água para alavancar a agricultura, o município tem “todas as condições” para a “breve trecho” vencer alguns desafios que ainda persistem como pobreza, falta de água, acessibilidades, problemas de famílias e habitacionais, e ainda desemprego jovem.
Para tal, exortou o envolvimento dos munícipes, parceiros nacionais e internacionais e Governo.
Cabral defendeu ainda que o desenvolvimento desse município “eminentemente agrícola” e que já conta com infra-estruras básicas em vários sectores passa pelos investimentos na acessibilidade, educação, formação profissional, cultura, desporto e, sobretudo, nos jovens, visando capacitá-los para que possam estar engajados no desenvolvimento de São Lourenço dos Órgãos.
Na ocasião, avançou que a edilidade já submeteu para financiamento junto da Cooperação Luxemburguesa e das Nações Unidas um projecto de mobilização de água da barragem de Poilão.
Por sua vez, o Presidente da República, José Maria Neves, que presidiu ao acto, que destacou o percurso de São Lourenço dos Órgãos ao longo das duas décadas de municipalismo, reiterou o papel fundamental das autarquias no desenvolvimento local e regional.
Durante a sua intervenção, o chefe de Estado defendeu mais uma vez a necessidade de aprofundar a descentralização e fortalecer o poder local, destacando o papel essencial dos municípios na aproximação da gestão pública aos cidadãos, na implementação de políticas públicas mais eficazes e na transformação socioeconômica do país.
Na ocasião, a Assembleia Municipal homenageou os antigos eleitos municipais pelo contributo dado no desenvolvimento do concelho.
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar