Mindelo, 14 Fev (Inforpress) – O grupo da Delegacia de Saúde de São Vicente animou hoje as ruas da cidade do Mindelo com o tema “Viagem pelo corpo humano”, que trouxe ao Carnaval a necessidade do autocuidado e prevenção contra doenças.
Num desfile vibrante e repleto de cores, o grupo de animação da estrutura de saúde saiu às ruas, envolvendo não apenas profissionais dos serviços internos, mas também representantes de clínicas privadas, colaboradores do Hospital Baptista de Sousa e professores, numa demonstração de união em prol da promoção da saúde.
Além disso, foi reservado um espaço, nas dez alas apresentadas, para homenagem ao pessoal aposentado, tal como explicou à imprensa a representante Denise Lima.
Pormenores que se destacou pela criatividade, energia e forte mensagem educativa transmitida ao público através da temática “Viagem pelo Corpo Humano – Universo da Vida”.
Para reforçar a mensagem, o desfile fez-se acompanhar ainda de música original da autoria da médica Cláudia Delgado, intitulado “Curpin t paga” (O corpinho paga, em português) que procurou transmitir a necessidade de auto-cuidado e evitar consequências.
“Comparamos o nosso corpo com um universo vivo, onde cada sistema, cada órgão tem de estar em equilíbrio para termos saúde”, elucidou a mesma fonte.
Diversas divisões do corpo humano, que foram apresentadas por mais de 300 pessoas de diversas idades, desde crianças de tenra até idosos com 90 anos.
“Não há melhor forma de passar a mensagem. Somos um povo festeiro e então podemos mostrar que podemos encontrar uma forma de manter o equilíbrio e promover a nossa saúde”, destacou Denise Lima.
Outro dos grupos que também animou as várias pessoas que desceram para o centro da cidade do Mindelo foi o Esplendor de Fonte Filipe, que levou na maioria crianças para personificar a temática sobre circo.
O responsável Paulo Almeida disse ser uma forma de promover a alegria e permitir aos mais pequenos do grupo criar memórias felizes, que podem guardar para sempre.
O “sambódromo” recebe ainda no domingo, 15, mais dez grupos de animação, na maioria mandingas e que terminam com Bateria Ritmo do Norte.
A segunda-feira, 16, que excepcionalmente não terá o desfile de Samba Tropical, vai estar reservada para o grupo dos Professores e uma mistura dos Mandingas de São Vicente, que pela primeira vez têm um espaço só para eles.
Na terça-feira, 17, será a vez dos desfiles oficiais, este ano só com dois grupos, Flores do Mindelo e Cruzeiros do Norte.
LN/JMV
Inforpress/Fim