Cidade da Praia, 19 Jan (Inforpress)- A seleção cabo-verdiana de andebol parte hoje para o Ruanda para disputar a CAN2026, após estágio em Portugal, com grupo definido e preparação assegurada para a principal prova continental africana.
À Inforpress, a presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol, Ângela Almeida, afirmou que a convocatória da seleção nacional masculina reflecte a confiança da federação na capacidade competitiva do grupo para a Copa Africana das Nações (CAN) 2026.
Segundo a dirigente, a preparação iniciada a 26 de Dezembro permitiu consolidar uma equipa com jogadores “experientes, disciplinados e comprometidos” com os objectivos da selecção, escolhidos ao longo de um processo conduzido pela equipa técnica nacional, dirigida pelo sérvio Ljubomir Obradovic.
A responsável explicou que a convocatória passou por várias fases, começando com um grupo alargado de atletas, reduzido progressivamente até à definição final de 18 jogadores para representar Cabo Verde na competição continental.
A comitiva nacional parte hoje para o Ruanda num voo com várias escalas, incluindo Madrid (Espanha) e Etiópia, estando asseguradas as condições de viagem, alojamento e preparação no país anfitrião, em articulação com a organização da prova e a federação ruandesa.
Ângela Almeida referiu ainda que o estágio realizado em Portugal decorreu em boas condições, com apoio de parceiros, o que “contribuiu para reforçar a confiança e a coesão do grupo” antes da deslocação para o Ruanda.
A presidente da FCA sublinhou que a federação segue confiante no processo de preparação e na participação da seleção nacional na CAN2026, que decorre de 21 a 31 de janeiro.
“Partimos para o Ruanda convictos e bem preparados para este desafio”, concluiu.
Cabo Verde partilha o Grupo D do Campeonato Africano das Nações, CAN2026, que se realiza de 21 a 31 de Janeiro, em Ruanda, com as congéneres de Marrocos, Congo e Benim.
De acordo com o sorteio dos grupos da 27ª ediçãoda Argélia, Nigéria, Ruanda e Zâmbia constituem o Grupo A, Egipto, Angola, Gabão e Uganda partilham o Grupo B, Tunísia, Guiné Conacri, Camarões e Quénia formam o Grupo C, ao passo que Cabo Verde, Marrocos, Congo e Benim constituem o Grupo D.
À luz do regulamento, a 27 edição do CAN será disputada em quatro grupos de outras tantas selecções, em que todos jogam entre si.
As duas melhores equipas de cada grupo avançam para a fase eliminatória, que segue em quartos-de-final, meias-finais e final.
Listas dos atletas convocados para a CAN 2026:
Guarda-redes
Elcio Fernandes- Puente Genil, Espanha;
Bruno Fernandes- Chev Diekirch, Luxemburgo;
Odair Faial- ASA Stars;
Ponta Esquerda
Alexandre Pereira- Belenenses, Portugal;
Gilson Correia- Chev Diekirch, Luxemburgo;
Ponta Direita
Fábio Pereira- Kärra HF, Suéca;
Edmilson Garcia- Artística de Avanca, Portugal;
Carlos da Silva- ADR Graciosa, Cabo Verde;
Pivot
Paulo Moreno- Clube Chartres, França;
Felisberto Landim- Belenenses, Portugal;
Primeira Linha
Leandro Semedo- Puente Genil, Espanha;
Delcio Pina- Clube Marítmo, Portugal;
Carlos Chantre- ASA Stars, Cabo Verde;
Celso Tavares- ASA Stars, Cabo Verde;
Bruno Landim;
Edmilson Araújo- Istres Provence, França;
Hélio de Pina- Balonmano Base Oviedo, Espanha;
João Furtado- CB Burgos, Espanha;
KF/SR//AA
Inforpress/Fim