Mindelo, 13 Jan (Inforpress) – O Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), no Mindelo, acolhe hoje o lançamento do livro “A Transição Silenciosa” de Adriano Pires, que de viva voz descreve períodos da história cabo-verdiana, da independência à actualidade.
Como o próprio autor explicou à Inforpress, trata-se de uma obra que em cerca de 170 páginas procura mostrar as memórias pessoais e reflexões livres sobre a democratização de Cabo Verde.
“É um livro que fiz na qualidade de testemunha desses acontecimentos, porque graças a Deus vivi os 50 anos da Independência e ainda parte do processo político antes de sermos independentes”, sustentou.
O coronel na reforma, 71 anos, que já foi comandante da Primeira Região Militar e ocupou cargos de destaque na Polícia Nacional, assegurou que no “A Transição Silenciosa” revela memórias e momentos da vida nacional, nos quais esteve envolvido “de forma muito activa”.
Especialmente, o período de transição de partido único para o multipartidarismo em que chefiou as equipas de segurança de figuras importantes, entre os quais Carlos Veiga e Amílcar Spencer Lopes.
“Portanto, posso dizer que conheço o processo por dentro e tenho informações privilegiadas, que poucas pessoas têm”, sublinhou Adriano Pires, que se esquiva de fazer julgamentos ou absolvições.
O livro, segundo a mesma fonte, apenas procura esclarecer, de "maneira muito romanciada”, estes momentos da história cabo-verdiana, projectando o futuro e levantando algumas questões para reflexão.
A apresentação acontece no final da tarde de hoje, no CNAD, coordenado pelos professores Alexandre Alhinho e João Pires.
Adriano Pires nasceu na cidade de São Filipe, Ilha do Fogo,onde fez os seus estudos primários e depois os estudos secundários aconteceram no Liceu "Domingos Ramos", na cidade da Praia.
Foi militar de carreira, de Março de 1975 a Setembro de 1998, tendo frequentado os cursos de Oficial de Infantaria, de Segurança Pessoal e de Estado-Maior, em Cuba.
Em Portugal, fez o curso de promoção a Capitão, de Ordem Unida, e de tecnologia de Instrução e Treino.
Enquanto militar de carreira, exerceu vários cargos, assim como na Polícia Nacional.
É autor de vários outros livros, entre os quais “Crise de Continência” e “Regionalismo e Regionalização para o tombo da história de Cabo Verde”.
LN/AA
Inforpress/Fim