
São Filipe, 20 Fev (Inforpress) - Os jardins infantis de Tinteira e Fonte Aleixo, no município de Santa Catarina do Fogo, são inaugurados hoje com a participação de uma delegação da ONG luxemburguesa, Beetebuerg Helleft, financiador das obras.
Uma delegação da ONG Luxemburguesa, chefiada pelo seu presidente Boby Biwer e integrada por Jean-Marie Jans, membro da organização e vereador municipal, Patrick Hutmacher e Alain Gillet, membros da organização, e Dennis Yaun, cooperante e consultor para projectos, encontra-se na ilha vai visitar o município de Santa Catarina do Fogo.
Além da inauguração dos dois infantários, a delegação, acompanhada da equipa camarária, efectua visitas técnicas no âmbito do reforço das infraestruturas de educação no município.
As duas obras representam “um importante investimento na educação pré-escolar”, reafirmando o compromisso das entidades parceiras com a melhoria das condições de ensino e o bem-estar das crianças do concelho.
A agenda inclui ainda a visita e o lançamento da primeira pedra do jardim de infância de Estância Roque e o centro comunitário e multiuso que serão edificados nas instalações da antiga Unidade Sanitária de Base de Estância Roque.
Será também realizada uma visita para acompanhar o andamento das obras do Jardim de Infância de Mãe Joana, assim como o lançamento da primeira pedra do futuro Jardim de Infância de Roçadas.
Com estas iniciativas, a autarquia e a ONG reforçam a cooperação internacional em prol do desenvolvimento local, apostando na criação de melhores condições para a educação na primeira infância em Santa Catarina do Fogo.
A visita da delegação da ONG luxemburguesa, Beetebuerg Helleft, termina no sábado, 21, no município dos Mosteiros, onde igualmente financiou o programa de requalificação do parque escolar municipal.
No quadro do seguimento e avaliação da execução do projecto cofinanciado em mais de 118 mil contos, a delegação visita a escola de Ribeira do Ilhéu cuja reconstrução contou com financiamento da mesma.
Visita às obras de reconstrução da escola de Canal, na zona baixa e em fase de conclusão e as obras de construção do Complexo Educativo de Zonas Altas, em curso, ambas cofinanciadas pela Beetebuerg Helleft, e uma reunião de trabalho com a equipa camarária consta do programa.
A nível dos três municípios da ilha, São Filipe, Mosteiros e Santa Catarina, a ONG Luxemburguesa financia mais de 300 mil contos na reabilitação, requalificação e modernização de infraestruturas educativas - escolas e jardins - e seus equipamentos.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar