São Vicente: Ministro do Desporto considera que premiar atletas traz maior dignidade

Inicio | Desporto
São Vicente: Ministro do Desporto considera que premiar atletas traz maior dignidade
20/02/26 - 11:54 pm

Mindelo, 20 Fev (Inforpress) – O ministro da Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, considerou hoje, no Mindelo, que distinguir atletas que conquistaram o pódio nas respectivas modalidades desportivas traz maior dignidade e coloca-os no centro da política desportiva.

Carlos Monteiro falava ao presidir à cerimónia de reconhecimento de atletas campeões e vice-campeões nacionais e à assinatura de contratos com jovens atletas de São Vicente, no âmbito do programa Bolsa Atleta.

“Esta cerimónia que realizamos todos os anos tem muito mais do que apenas a parte simbólica. Resulta daquilo que abraçamos, sobretudo há cinco anos, de colocar os atletas no centro da política desportiva e também traz maior dignidade e melhora as condições do desporto em Cabo Verde”, afirmou.

Segundo o ministro, por detrás desta medida está uma maior alocação de recursos, já que, ano após ano, tem havido um aumento do orçamento destinado ao desporto. 

Acrescentou ainda que esta iniciativa decorre de uma decisão mais ampla, que é tornar o desporto um eixo estratégico do desenvolvimento do País, integrando-o no Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável desde 2022.

No entanto, reconheceu que o apoio aos atletas e ao desporto ainda está longe do ideal, tendo em conta os vários desafios existentes. 

Por isso, assegurou que o Governo continuará a criar programas e projectos, bem como a aumentar os recursos financeiros destinados ao sector.

“Foi isso que nos permitiu, desde 2022, instituir este prémio para campeões e vice-campeões a nível nacional”, explicou o governante, para quem a premiação passa a ser um direito do atleta.

Além disso, o ministro destacou que o apoio financeiro mensal aos jovens, através do programa Bolsa Atleta, permite aumentar a ambição e melhorar as condições de treino.

Por seu turno, a capitã da equipa feminina de voleibol do Grémio Desportivo Amarante, Marilene Reis, que falou em nome dos premiados, mostrou-se orgulhosa por receber o prémio de campeã nacional.

A atleta destacou o esforço da equipa para conquistar o título e enalteceu os demais atletas distinguidos nas respectivas modalidades.

Além da equipa do Amarante, que foi premiada com um cheque de 500 contos pelo título de campeã nacional em 2025, foram igualmente distinguidos a equipa masculina de voleibol do Atlético Clube do Mindelo, também com 500 contos, igualmente campeã nacional em 2025, e o Desportivo de Fonte Francês, vice-campeão no mesmo ano.

Foram ainda entregues prémios individuais a seis atletas de diversas modalidades e assinados contratos de financiamento, no âmbito do programa Bolsa Atleta, para quatro jovens nas modalidades de karaté, voleibol e basquetebol.

CD/HF

Inforpress/Fim

Partilhar