“O Último Comício da Loba” de Humberto Santos propõe reflexão sobre género, poder e violência na sociedade contemporânea

Inicio | Cultura
“O Último Comício da Loba” de Humberto Santos propõe reflexão sobre género, poder e violência na sociedade contemporânea
20/02/26 - 04:48 pm

Cidade da Praia, 20 Fev (Inforpress) – O jornalista e escritor Humberto Santos lança, no próximo dia 26, “O Último Comício da Loba", um romance que aborda questões de género de forma transversal na sociedade, tanto nas relações interpessoais, familiares, sociais, como na política.

Em entrevista à Inforpress, Humberto Santos explicou que a obra cruza literatura, política e questões sociais actuais, com foco nas problemáticas de género.

Segundo o autor, o livro nasceu quando exercia funções como editor do jornal da tarde da Rádio de Cabo Verde, num período marcado por muitos casos de feminicídio e de violência, tanto contra crianças como violência baseada no género.

“Então surgiu da inquietação que me levou a escrever”, contou, afirmando que mais do que informar sobre os acontecimentos era preciso procurar algum entendimento sobre o porquê que isto estava a acontecer no país.

Para Humberto Santos, o romance pretende ser um espelho da sociedade cabo-verdiana, propondo debate e reflexão, sem a ambição de apresentar soluções fáceis.

“Entrelinhas, o livro sugere que é preciso maturidade emocional e amor para ultrapassar esses problemas”, afirmou citando, por exemplo, a forma como muitos conflitos conjugais terminam rapidamente em separação, sem espaço para diálogo.

“O Último Comício” representa, conforme o autor, um momento de viragem, a possibilidade de mudança ou a continuidade dos mesmos padrões e comportamentos.

A protagonista da obra Ester, é uma mulher que é também política, e representa uma mulher inteira, feita de fragilidades e de fortaleza, mas também tem resiliência, determinação e não se deixa definir por aqueles problemas. 

O autor esclareceu que a personagem simboliza o peso emocional, moral e cultural que muitas mulheres na sociedade carregam quando tentam liderar ou assumem cargos de liderança, enfrentando um ambiente que ainda se mostra hostil às mulheres.

O lançamento do livro terá lugar no dia 26 deste mês, às 17:30, na Biblioteca Nacional, na Cidade da Praia.

Humberto Santos, nascido em São Vicente, Cabo Verde, é jornalista, professor e escritor cuja trajetória tem sido moldada pelas palavras e pelo poder da comunicação. 

É licenciado em Ciências da Comunicação/Comunicação Social pela Universidade do Algarve e mestre em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro.

Como autor, publicou o ensaio "Literacia Mediática e Informacional: Jornalismo Essencial" em 2019, seguido da coletânea de contos "Peneiras de Palha" em 2023. O romance "O Último Comício da Loba" marca a sua terceira obra publicada, afirmando a sua voz como uma das figuras literárias contemporâneas de Cabo Verde.

ET/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar