Cidade da Praia, 10 Fev (Inforpress) – A presidente do Grupo Deusa do Amor, Maria da Luz Oliveira, denunciou hoje, na Praia, aquilo que considera “uma injustiça na atribuição de verbas” por parte da Câmara Municipal da Praia.
Conforme afirmou em declarações à Inforpress, o grupo foi penalizado no ano passado devido a uma cláusula que reduz em 50% do financiamento caso um grupo não participe no desfile de um determinado ano.
Segundo Maria da Luz Oliveira, todos os grupos carnavalescos receberam mil contos, mas o Grupo Deusa do Amor foi penalizado, recebendo apenas 500 contos.
Explicou que a ausência do grupo no desfile anterior deveu-se ao falecimento do então presidente, o que impossibilitou a sua participação.
A presidente denuncia ainda que, apesar dessa penalização, houve outros grupos que, em 2017, não participaram por motivos de protesto e “não sofreram qualquer redução” nas verbas recebidas.
Acrescentou que o presidente da Câmara Municipal da Praia reconheceu a situação como injusta e prometeu devolver o restante do montante, mas até ao momento a promessa não foi cumprida, prejudicando o grupo desde o ano passado.
Maria da Luz Oliveira também manifestou preocupação com a falta de informações concretas sobre o Carnaval deste ano por parte da autarquia.
Segundo a dirigente, a Câmara Municipal da Praia ainda não fez qualquer comunicação oficial sobre a realização do evento, e os contactos telefónicos realizados pelo grupo não obtiveram respostas satisfatórias.
“Até à semana passada, não tínhamos estaleiros nem local para ensaios. Precisamos de melhores condições para preparar um bom Carnaval”, salientou
Apesar das dificuldades, os preparativos iniciaram-se há algumas semanas com formações na Escola Técnica Cesaltina Ramos, ministradas por profissionais vindos de São Vicente.
A presidente do grupo agradeceu o apoio do Ministério da Cultura, que, apesar de tardio, disponibilizou uma verba essencial para o grupo avançar com os trabalhos.
Mesmo assim, afirmou que já acumulam uma dívida de mil contos devido à necessidade de adiantar várias tarefas para garantir a participação no Carnaval deste ano.
O grupo Deusa do Amor vai apresentar este ano o enredo “Ubuntu”, uma filosofia africana que valoriza a solidariedade, o respeito e as relações humanas.
O conceito reflecte a importância da união e da solidariedade, numa altura em que, segundo Maria da Luz Oliveira, “as pessoas estão cada vez mais individualistas e egoístas”.
TC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar