Lisboa, 10 Fev (Inforpress) – O Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, inaugura este sábado, 15, a exposição “Do chão das ilhas ao som da alma”, do artista cabo-verdiano Kiki Lima, um tributo à identidade e expressão cultural do arquipélago.
A mostra, que estará patente no CCCV, apresenta um conjunto de obras que reflectem, conforme a curadoria da exposição, a vivência insular, a relação do povo cabo-verdiano com a sua terra e a riqueza cultural expressa na música, na dança e no quotidiano.
De acordo com a mesma fonte, dividida em três núcleos, a exposição propõe uma imersão na obra de Kiki Lima, sendo que o primeiro núcleo destaca cenas do dia a dia, como a faina do mar, os mercados tradicionais, a força da mulher cabo-verdiana e a espontaneidade da infância.
O segundo núcleo apresenta uma instalação com uma série limitada de 71 peças de digigrafia, produzida em colaboração com o Centro Português de Serigrafia (CPS), homenageando a trajectória do artista e o terceiro núcleo, exibe a tela “Bói Popular”, criada em 2021, acompanhada de um vídeo que documenta o processo criativo da obra.
“Com um estilo que funde impressionismo e expressionismo, Kiki Lima destaca-se pelo uso de cores vibrantes e pinceladas gestuais que captam o movimento e a musicalidade da cultura cabo-verdiana”, refere a curadoria.
Para além da pintura, o artista também se dedica à escultura, ao design e à música, tendo recebido diversas distinções ao longo da sua carreira, incluindo o 1.º Grau da Medalha de Mérito Cultural do Governo de Cabo Verde.
A inauguração da exposição “Do chão das ilhas ao som da alma”, que celebra a alma cabo-verdiana, reflectida no trabalho de Kiki Lima, está marcada para as 17:30 locais.
DR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar