Cidade da Praia, 10 Fev (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Praia confirmou hoje um aumento significativo no financiamento ao Carnaval’2025, ao dobrar a verba para os quatros grupos oficiais para 2.000 contos cada e entregar 700 contos, referente à primeira parcela.
A verba está a ser disponibilizada em três parcelas, a primeira foi entregue hoje a cada um dos quatro grupos, no valor de 700 contos.
Nos próximos cinco dias vão ser entregues mais 700 contos e, por último, um valor de 600 contos, tendo o presidente da autarquia garantido que, 15 dias antes do desfile, todos os grupos vão ter o valor total à sua disposição.
Francisco Carvalho disse que a decisão reflecte um compromisso firme com a valorização da cultura e a dinamização da economia local.
"Apostamos num Carnaval mais bonito, mais criativo e mais inovador, garantindo melhores condições aos fazedores da festa. O impacto na economia é directo, pois a cultura também faz parte da indústria criativa", afirmou o presidente.
O reforço financeiro visa garantir que os grupos tenham tempo e recursos para organizar apresentações.
Por outro lado, José Gomes representante do grupo Vindos de África, afirmou estar satisfeito com o aumento da verba, mas destacou que a liberação tardia dos recursos trouxe desafios para a preparação.
"O apoio é bem-vindo e importante, mas teria sido melhor se o valor tivesse chegado dois meses antes, assim, teríamos mais tempo para organizar tudo com calma. Agora, precisamos correr contra o tempo para garantir um desfile de qualidade", ressaltou.
Os quatro grupos que desfilarão este ano já têm a ordem definida, sendo que os Vindos do Mar abrem o desfile, seguidos por Deusa Amor Sem Fronteira, Samba Jó e Vindos de África.
Além disso, o Jardim Cathi também recebeu um apoio de 100 mil escudos para suas actividades carnavalescas.
CG/SR//HF
Inforpress/Fim
Partilhar