Grupo Parlamentar do MpD diz que OE 2025 é um orçamento de estabilidade

Inicio | Política
Grupo Parlamentar do MpD diz que OE 2025 é um orçamento de estabilidade
19/11/24 - 02:29 pm

Cidade da Praia, 19 Nov (Inforpress) - A deputada do Movimento para a Democracia (MpD, poder), Elizabete Évora, disse hoje, que o orçamento de Estado (OE) 2025 é de “estabilidade”, que visa continuar a responder aos desafios do investimento, emprego e da inclusão.

A declaração foi feita em conferência de imprensa na Praia, para balanço das jornadas parlamentares do Grupo Parlamentar do MpD, no quadro da preparação da 2ª sessão plenária do mês de Novembro de 2024.

Segundo Elizabete Évora, o OE 2025 está focado em pilares que estimulam o crescimento económico, promovem a igualdade e o emprego digno, como a coesão territorial e a inclusão.

De acordo com a mesma, este orçamento abrange áreas como: inclusão social, crescimento económico e diversificação da economia, transição energética e economia verde e modernização da administração pública e conectividade.

Conforme explicou, na área da inclusão social pretendem implementar políticas que visam a redução das desigualdades, que apoiam as famílias mais vulneráveis, oferecendo acesso universal a serviços essenciais como saúde e educação.

Para a área do crescimento económico e diversificação da economia, Elizabete Évora afirmou que visam, sobretudo, a redução da dependência do turismo através do investimento em sectores como agricultura, indústria e cultura.

Já sobre a transição energética disse que essa área prioriza a transição económica para energias renováveis e a gestão eficiente dos recursos hídricos, apoiando a agricultura sustentável e a economia azul.

Na área da modernização da administração pública e conectividade, esta deputada esclareceu que tencionam reforçar e acelerar o investimento na modernização digital do Estado e na conectividade inter-ilhas e internacionais.

“Os impactos esperados deste orçamento são significativos e têm o potencial de transformar a realidade social e económica do país, pela redução do deficit e sustentabilidade da dívida, pelo apoio à iniciativa privada e à empregabilidade e pela melhoria da qualidade de vida e redução das desigualdades”, sintetizou.

Acerca do debate sobre o orçamento de Estado para 2025, assegurou que estão “abertos” a sugestões e ideias de melhorias por parte da oposição.

A proposta de OE 2025, com um valor aproximado de 98 mil milhões de escudos, representa um crescimento de cerca de 14% em relação ao orçamento de 2024.

CT/PC//ZS

Inforpress/Fim

Partilhar