Cidade da Praia, 17 Set (Inforpress) – A Organização Internacional de Quadros, em parceria com o Governo, reúne de 15 a 17 de Outubro na cidade da Praia o Congresso Internacional de Quadros Cabo-Verdianos, que deve juntar cerca de 500 participantes.
Sob o lema “Um Diálogo entre o País e a Diáspora”, o evento terá lugar no Campus da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), na Praia, e visa promover o diálogo, a partilha de experiências e o intercâmbio de conhecimento intermediado pelas academias nacionais.
“Com uma diáspora estimada em mais de 1,5 milhões de pessoas, espalhadas por mais de 42 países, Cabo Verde dispõe, neste momento, de um dos maiores ativos da sua história no que se refere ao capital humano”, sublinha o Governo, para quem representam pilares para o desenvolvimento do arquipélago e expressões vivas da cabo-verdianidade na diáspora.
Segundo um comunicado do Governo, durante três dias serão debatidos temas centrais para o futuro de Cabo Verde, como cultura e identidade cabo-verdianas e a sua expressão no mundo, economia, investimento directos dos emigrantes, saúde, educação, ciência e cultura, entre outros.
“No fundo, durante os três dias do Congresso, a diáspora e o país irão discutir o processo de dupla integração dos seus filhos, no país de acolhimento e no desenvolvimento sustentável de Cabo Verde”, explica.
O congresso insere-se, conforme a mesma fonte, nos compromissos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS II) e do Plano Estratégico das Comunidades (PEC), tendo as universidades cabo-verdianas como parceiras.
Contará com a participação de delegações de mais de 20 países e regiões, entre os quais Estados Unidos de América, Portugal, França, Itália, Luxemburgo, Suíça, Angola, Brasil, Argentina, Senegal, Guiné-Bissau, Moçambique, Macau e Timor-Leste e será realizado em formato híbrido (presencial e online).
ET/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar