Boa Vista inaugura novo Centro de Saúde Reprodutiva após longo processo burocrático e desafios

Inicio | Sociedade
Boa Vista inaugura novo Centro de Saúde Reprodutiva após longo processo burocrático e desafios
17/09/25 - 06:32 pm

Sal-Rei, 17 Set (Inforpress) – O novo Centro de Saúde Reprodutiva da Boa Vista foi hoje inaugurado, marcando a conclusão de um projecto que, segundo os promotores, superou desafios de custo e burocracia para oferecer uma resposta vital à saúde materno-infantil na ilha.

O projevto, fruto de uma colaboração entre a Câmara Municipal e a Associação Help For Boa Vista, visa dar uma resposta vital à população local na melhoria da saúde materno-infantil.

Trata-se de um edifício de quatro pisos, projetado para ser "bem arejado e com uma boa iluminação natural", capaz de abrigar diversos serviços. 

O primeiro piso vai albergar a recepção e a sala de emergência, o segundo, consultórios para adolescentes e salas de psicologia e vacinas, o terceiro, a ginecologia e puericultura, e o quarto, escritórios e salas de palestras.

O presidente da Câmara Municipal, Cláudio Mendonça, relembrou que o projecto surgiu na sequência de "tragédias" que obrigavam a deslocação de grávidas para outras ilhas, e destacou que a concretização da obra não foi fácil, pois tiveram desafios para pôr de pé o espaço agora inaugurado. 

No entanto, destacou a parceria com a Help For Boa Vista como "exemplar e decisiva” para o sucesso do empreendimento.

Mendonça explicou que o custo inicial da obra, orçado em 33 mil contos, subiu para um valor final de 64 mil contos, devido ao aumento dos preços de mercado, e que a Câmara Municipal investiu 45 mil contos, enquanto a associação contribuiu com 19 mil.

Além disso, a Itália apoiou o projecto com a doação de equipamentos avaliados em mais de 20 mil contos.

A representante da Associação Help For Boa Vista, Filomena de Pina, realçou que o edifício “representa esperança, cuidado e compromisso” com a comunidade, e que a inauguração é a concretização de um sonho que "reforça os valores de solidariedade e de serviço ao próximo". 

Filomena de Pina dedicou a inauguração à memória do falecido membro da associação Klaus Aldergarmann, cuja visão deu o pontapé de partida para a iniciativa.

MGL/JMV

Inforpress/Fim.

Partilhar