Brava traça plano de ordenamento da orla costeira e do mar adjacente

Inicio | Ambiente
Brava traça plano de ordenamento da orla costeira e do mar adjacente
17/09/25 - 06:20 pm

Bova Sintra, 17 Set (Inforpress)- Um grupo de quatro profissionais da empresa de Gestão e Planeamento Territorial e Ambiental GESPLAN encontra-se na ilha Brava com a incumbência de traçar o plano de ordenamento da orla costeira e do mar adjacente do território.

Em declarações à Inforpress, o arquitecto da empresa  Juan Bercedo explicou hoje que com o plano pretende-se “estabelecer os usos tanto na parte do mar como da terra”.

“A parte da terra é em 1500 metros e a parte do mar são três milhas náuticas”, informou.

Segundo a mesma fonte, pretende-se ainda com o trabalho “tentar organizar e ordenar todos os usos existentes”, mas também “estabelecer o ordenamento das zonas marítimas balneares para evitar conflito de usos”. 

Neste sentido, considerou ser muito importante a parte ambiental, sendo que é preciso estabelecer medidas de mitigação para proteger o desenvolvimento da ilha, ou seja, encontrar “os pontos fracos e fortes, para potenciar e criar medidas”. 

O arquiteto sublinhou ainda que é um projecto “muito importante” para o desenvolvimento e proteção da ilha, com o qual a ilha almeja “não perder as suas riquezas”.

“Eu acho que Brava tem muito potencial. Tem uma vida diversiva incrível, tanto na parte da terra como na parte do mar, pois é uma ilha com uma riqueza ambiental muito importante e eu acho que tem lugares especiais e é importante tratar de estabelecer medidas e proteger essas áreas para o desenvolvimento”, disse.

Bercedo afirmou que o plano em curso deverá ser posteriormente aprovado pelo Governo e só depois seguido pelas demais administrações, como autarquia e outras.

DM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar