Maio: Cooperativa de produção de sal pede apoio do Governo para revitalizar unidade de produção

Inicio | Economia
Maio: Cooperativa de produção de sal pede apoio do Governo para revitalizar unidade de produção
17/09/25 - 06:20 pm

Porto Inglês, 17 Set (Inforpress) – A cooperativa de produção de sal melhorado da ilha do Maio apelou hoje ao apoio do Governo para a revitalização da sua unidade de produção, que se encontra em estado de degradação e carece de manutenção de equipamentos.

A responsável de produção, Elda Tavares, explicou à imprensa que, neste momento, a unidade está paralisada devido a avarias na máquina de iodização, reforçando o pedido de apoio para revitalizar a infra-estrutura.

“Temos dificuldades não só na manutenção das máquinas, mas também na limpeza das salinas e na vedação. A fábrica de produção também precisa de uma intervenção”, sublinhou.

A unidade emprega cerca de oito pessoas e possui capacidade para produzir diariamente 250 sacos de 25 quilos. 

No entanto, os problemas no transporte continuam a limitar a expansão do negócio. A indisponibilidade de meios ou os “altos custos” cobrados, conforme apontou Elda Tavares, têm dificultado que o Sal do Maio chegue a outras ilhas do país.

Actualmente, a produção destina-se sobretudo às ilhas de Santiago e do Fogo, respondendo apenas de forma pontual a pedidos vindos de Santo Antão e São Vicente.

As salinas do Porto Inglês constituem uma importante fonte de rendimento para várias famílias, sobretudo mulheres que, de forma tradicional e rudimentar, se dedicam à extracção do sal. 

Reconhecidas também pelo seu valor ambiental, estas salinas integram a Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP) e são consideradas uma das zonas húmidas mais relevantes de Cabo Verde.

RL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar