Governo diz-se alinhado com o poder local em matéria da criação do conceito de cidades saudáveis (c/áudio)

Inicio | Sociedade
Governo diz-se alinhado com o poder local em matéria da criação do conceito de cidades saudáveis (c/áudio)
21/03/24 - 07:37 pm

Calheta, São Miguel, 21 Mar (Inforpress) - O ministro do Turismo e Transportes afirmou hoje que o Governo está alinhado com o poder local em matéria da criação do conceito de cidades saudáveis, para que juntos possam criar mais qualidade de vida para os cabo-verdianos.

Carlos Santos fez essas afirmações aos jornalistas, em São Miguel, à margem do “Fórum Cidades Saudáveis: Saúde e bem-estar, conceitos que crescem com as cidades”, promovido pela Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“O Governo está alinhado com o poder local em matéria de criação deste conceito de cidades saudáveis, porque sendo nós um país turístico em que o principal sector é o turismo, mas não só por causa disso, porque nós também queremos cada vez mais a melhoria da qualidade de vida dos cabo-verdianos”, disse.

Este conceito de cidades saudáveis, segundo o governante, traz um conjunto de elementos e de requisitos para que se possa ter cada vez mais no território melhores condições para habitar, para interagir com as pessoas e com o meio ambiente.

Nesse sentido, defendeu que com a diversificação da oferta turística o país tem que ter maior preocupação em ter cidades em boas condições, que passa pelo cumprimento das posturas municipais, sobretudo no que diz respeito ao saneamento e infra-estruturação.

E ainda, por todo um conjunto de regras que leve com que haja sustentabilidade nas cidades para que essa relação entre o meio e o ser humano seja cada vez mais saudável.

Na ocasião, Carlos Santos lembrou que, em 2016, o Governo inaugurou um novo formato de relacionamento com o poder local, financiando através dos fundos do Turismo e do Ambiente, projectos de Santo Antão a Brava, que visam criar sustentabilidade social, ambiental e económica, para dar qualidade de vida e bem-estar aos cabo-verdianos e aos que visitam o arquipélago.

Por sua vez, o presidente da ANMCV, Herménio Fernandes, que se congratulou com o facto de o município que dirige receber este fórum, notou que a cidade de Calheta é um exemplo de uma cidade saudável.

“Calheta é uma cidade saudável. Nós temos trabalhado no sentido de edificar uma cidade saudável, daí que receber este fórum é do nosso ponto de vista um reconhecimento por aquilo que temos desenvolvido”, indicou, acrescentando que “Cabo Verde precisa de ter cidades saudáveis em todo o território nacional”.

“Se queremos continuar a criar factores de competitividade e atrair mais investimentos seja estrangeiro, seja da nossa diáspora, criar mais qualidade de vida para as nossas populações é uma urgência e um compromisso de todos os autarcas trabalhar nesse sentido”, defendeu, reconhecendo que a esmagadora maioria das cidades em Cabo Verde são saudáveis.

“É com cidades saudáveis que continuaremos a acelerar a concretização dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). É com cidades saudáveis que vamos continuar a fazer crescer o turismo, criar mais riqueza, reduzir a pobreza absoluta e eliminar a pobreza extrema. As cidades saudáveis trazem mais qualidade de vida, mais organização, permite com que as pessoas que é o principal activo dos territórios e do nosso país terem melhores condições de vida”, reforçou o também autarca micaelense.

Aliás, assegurou, que é neste sentido que os autarcas estão a trabalhar para que se possa ter cidades cada vez mais acessíveis, limpas, com serviços eficientes de higiene e limpeza urbana, organizadas, com áreas verdes, espaços públicos cada vez mais humanizados e acessíveis e inclusivas.

Durante a entrevista, Herménio Fernandes anunciou que a ANMCV vai criar um prémio para premiar os municípios com iniciativas que enaltecem a implementação de programas e iniciativas no âmbito da promoção de cidades saudáveis de Cabo Verde.

O “Fórum Cidades Saudáveis: Saúde e bem-estar, conceitos que crescem com as cidades”, reúne durante dois dias, em São Miguel, membros do conselho técnico do “Programa Cidades Saudáveis (PCS)”, e todos os presidentes de câmaras municipais do país.

FM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar