DNS ministra formação prática para “melhorar o cuidado e reduzir a morbilidade” no sistema de saúde

Inicio | Sociedade
DNS ministra formação prática para “melhorar o cuidado e reduzir a morbilidade” no sistema de saúde
07/07/25 - 09:19 pm

Cidade da Praia, 07 Jul (Inforpress)- A Direcção Nacional da Saúde (DNS) iniciou hoje uma formação prática em emergência pré-hospitalar e da saúde da mulher, visando “melhorar o cuidado e reduzir as situações de morbilidade “no sistema de saúde do país.

A formação decorre até o dia 09, no hospital central da Praia, direcionada aos profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, numa parceria com o Governo das Canárias.

Em representação da Direcção Nacional da Saúde, Yorleydes Rosabal, que falava à Imprensa, explicou que a formação está enquadrada no projecto de formação de técnicos no âmbito da abordagem pré-hospitalar para melhorar os cuidados e a situação da morbilidade no sistema de saúde do país. 

“A formação está enquadrada no projecto de formação de técnicos, no âmbito da abordagem pré-hospitalar para melhorar os cuidados e a situação da morbilidade no sistema de saúde do país”, explicou.

Rosabal informou ainda que o projecto teve início no ano passado dentro da abordagem de cuidado pré-hospitalar, e este ano vai dar seguimento com a primeira formação sobre os cuidados intensivos iniciada na semana passada, e a segunda que se iniciou hoje e que vai abordar a temática da saúde da mulher.

A representante da DNS salientou ainda que o objectivo da formação é dotar os formandos. que são médicos e enfermeiros dos centros de saúde e do hospital central, em conhecimento, técnicas e competências práticas, para identificar, avaliar e responder a qualquer situação de urgência ou emergência hospital, principalmente em questões ginecológicas e obstétricas. 

A formação, que aborda a temática da saúde da mulher, engloba diferentes temáticas, como emergência obstétrica, infecções, hemorragias, cuidados pré-natal e pós-natal e também a questão da comunicação para a promoção da saúde, assim como os cuidados oferecidos pelas famílias após o parto.

Rosabal almeja que após a formação os técnicos tenham adquirido competências para abordar emergências ginecológicas e obstétricas e incorporar todo o conhecimento transmitido na prática.

“Espero que os técnicos tenham adquirido competências para abordar situações de emergência ginecológicas e obstétricas e incorporar no dia- a dia todo o conhecimento transmitido”, almejou.

A representante frisou que nestes dias serão abordadas todas as temáticas relacionadas com a saúde da mulher.

KR/SR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar