Cidade da Praia, 07 Jul (Inforpress) – A Comissão da Greve dos Oficiais de Justiça alertou hoje, na Praia, para a possibilidade de retomar a greve nos próximos dias, caso não haja avanços significativos no processo de negociação com o Ministério da Justiça.
A posição foi comunicada à Inforpress, por um dos representantes da referida comissão, Adilson Gomes, após a ausência de representantes do Ministério da Justiça na reunião de tentativa de conciliação/mediação, convocada pela Direção-Geral do Trabalho e realizada na manhã desta segunda-feira, no edifício do Ministério da Justiça.
A reunião, conforme informou, contou apenas com a presença dos representantes do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ).
Segundo o representante da Comissão da Greve, apesar da ausência do Governo na reunião, receberam algumas informações do CSMJ, o que os motivou a suspender a greve anunciada.
“Face a algumas informações recebidas por parte do CSMJ, entendemos ser favorável e estratégico suspender a greve já anunciada, para uma melhor gerência da luta|”, disse.
No entanto, Adilson Gomes garantiu que os oficiais de justiça permanecem atentos ao desenrolar da situação, não descartando a retomada da greve nos próximos dias, caso persistam os impasses.
O foco principal das reivindicações está na aprovação do novo Estatuto da classe, com ênfase em 13 artigos considerados essenciais para a dignificação da carreira.
Entre os pontos exigidos estão o reajuste salarial, a redefinição da idade de reforma e o reforço das condições de segurança no exercício das funções.
A classe defende que a implementação destas medidas terá impacto directo na valorização profissional e na qualidade dos serviços prestados ao sistema judicial cabo-verdiano.
TC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar