Brava: Jovem cria escola de música para não deixar morrer tradição de tocar tambor (c/áudio)

Inicio | Cultura
Brava: Jovem cria escola de música para não deixar morrer tradição de tocar tambor (c/áudio)
21/10/24 - 12:02 pm

Nova Sintra, 21 Out (Inforpress) - O jovem bravense Nylton Gonçalves abriu recentemente uma escola de música na Brava denominada Escola Cultural Nhô Mundinho com o objectivo de ensinar os mais pequenos a tocar tambor e não deixar morrer a tradição.

Em entrevista à Inforpress hoje, o responsável e professor da escola contou que a intenção é ter vários alunos para aprenderem a tocar, entretanto também mostrou o interesse de ter mais tambores, para o melhor desempenho dos meninos.

Conforme disse Nylton Gonçalves, esta geração tem estado afastada da tradição e, portanto, frisou que se os mais velhos não incentivarem os mais novos a praticarem o tambor a tradição pode até morrer.

“Foi neste sentido que, com ajuda da minha esposa, conseguimos cinco tambores pequenos e convidamos algumas crianças para virem aprender a tocar o instrumento, isso da mesma forma que o meu avô fez comigo”, afirmou.

No entanto, o responsável da Escola Cultural Nhô Mundinho disse que neste primeiro momento, tendo em conta que também tem outros afazeres, as aulas acontecem aos sábados, na parte da tarde.

Nylton Gonçalves explicou ainda que a intenção é preparar os seus “sucessores” que poderão tocar nas festas tradicionais da ilha e não só, também quando ele se encontrar ausente.

Até ao momento, adiantou que já possuem cinco tambores pequenos e um maior, sendo que também a escola já tem 10 alunos inscritos e os ensaios decorrem na sua própria garagem de casa.

“Os ensaios são rotativos, uma vez que o espaço é pequeno. Por isso, em sábados alternados ensaio grupo de cinco crianças, para que possam ter maior aproveitamento”, afirmou, notando que a escola neste momento conta apenas com o apoio da esposa que financiou os instrumentos.

DM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar