Porto Novo: Munícipes continuam a apontar hospital como um dos investimentos que mais faltam ao concelho

Inicio | Sociedade
Porto Novo: Munícipes continuam a apontar hospital como um dos investimentos que mais faltam ao concelho
27/10/24 - 10:28 am

Porto Novo, 27 Out (Inforpress) – Os porto-novenses continuam a apontar a construção de um hospital no concelho do Porto Novo, em Santo Antão, como sendo um dos investimentos de que mais necessita este município, actualmente.

Os munícipes, em conversa com a Inforpress, dizem que o Governo deveria priorizar a construção do hospital no município do Porto Novo, numa altura em que o centro de saúde loca, já com mais de 20 anos de funcionamento, “já não atende às necessidades” dos mais de 16 mil habitantes.

“Para mim, em vez da asfaltagem da avenida principal, o Governo deveria investir os 200 mil contos anunciados para este projecto na construção de um hospital”, avançou a munícipe Antónia Silva, segundo a qual Porto Novo precisa de uma infra-estrutura de saúde que responda aos anseios dos porto-novenses.

Ivone Delgado disse que a construção de um hospital deveria ser a prioridade neste momento para o município, concordando que, em vez do aeroporto ou da asfaltagem da avenida principal, dever-se-ia priorizar nesta altura o hospital.

“Há muito que Porto Novo está a precisar de um hospital, já que o centro de saúde está ultrapassado”, notou António Santos, para quem este concelho já merece uma infra-estrutura de saúde de maior dimensão.

Em finais de Setembro, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, de visita ao centro de saúde do Porto Novo, não se referiu à reivindicação dos munícipes acerca do hospital, mas disse ter constatado a necessidade de apetrechar esse centro com equipamentos modernos.

O chefe do Governo reconheceu, por exemplo, a necessidade de se dotar o serviço de estomatologia do centro de saúde de equipamentos mais modernos.

O primeiro-ministro assegurou que a ministra da Saúde estará “em breve” em Santo Antão para discutir com as autoridades locais de saúde as prioridades em termos de intervenções no centro de saúde do Porto Novo, já com mais de duas décadas de funcionamento.

Numa das visitas a Santo Antão, a ministra da Saúde mostrou abertura em analisar a reivindicação dos porto-novenses sobre a necessidade de se construir um hospital na cidade do Porto Novo, a maior centralidade desta ilha.

Além do hospital, os porto-novenses querem também investimentos na rede de água e no saneamento e o Governo respondeu com a consignação, em Setembro, das obras de instalação de novas redes de distribuição de água e esgotos na cidade do Porto Novo.

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar