Cidade da Praia, 14 Nov (Inforpress) – O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, considerou hoje, na Praia, que o Orçamento de Estado (OE) para 2025 para o sector é “bastante ambicioso” permitindo a valorização do sector e a criação de novos projectos.
Durante a audição, no parlamento, o ministro avançou que o OE para 2025, apresenta um aumento de quatro por cento (%) em relação a 2024, e traduz a continuação da resposta “ambiciosa” dos compromissos do Governo em conjunto com os dirigentes.
“O OE para 2025 enfatiza a manutenção do compromisso com a verificação e a valorização dos profissionais com investimento na segurança”, realçou, sublinhando que o orçamento prevê também a implementação do estatuto do pessoal da protecção civil, a promoção da carreira e manutenção na carga horária da Polícia e da Direcção-Geral dos Transportes Rodoviários (DGTR).
A nível do investimento, o governante destacou que serão contemplados meios operacionais de equipamentos de protecção para a Polícia Nacional, Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, bem como a disponibilização de verbas para a conclusão das obras em fase de concurso de construção, com inicio previsto para Dezembro do corrente ano.
Relativamente a novos projectos, Paulo Rocha destacou o projecto “táxi seguro” que visa aumentar a segurança no sector de transportes urbanos, beneficiando tanto os motoristas, como os passageiros, permitindo uma comunicação directa com os centros da polícia nacional.
Apesar de considerar que o orçamento “nunca é suficiente”, enfatizando que o Estado deve priorizar diferentes áreas, Paulo Rocha declarou estar “satisfeito”, visto que o OE para 2025 permite resolver questões que considera “mais urgentes”, com oportunidade de fazer “mais e melhor” do que em 2024.
Estas afirmações foram feitas durante a audição da primeira comissão especializada sobre o Orçamento de Estado para 2025 no sector da Administração Interna.
DG/PC//HF
Inforpress/Fim
Partilhar