Fogo/Dengue: Delegacia de saúde sem abate para pulverização de mosquitos Aedes aegypti

Inicio | Sociedade
Fogo/Dengue: Delegacia de saúde sem abate para pulverização de mosquitos Aedes aegypti
25/10/24 - 01:28 pm

São Filipe, 25 Out (Inforpress) – A Delegacia de Saúde de São Filipe, que cobre actualmente os municípios de São Filipe e Santa Catarina do Fogo, depara-se, desde a semana passada, com falta de abate para a pulverização de mosquitos Aedes aegypti.

A nova delegada de Saúde, Leidy Spínola, confirmou a rotura do produto à Rádio de Cabo Verde e, na ‘conversa informal’ avançou que a estrutura de saúde já solicitou o produto para pulverização, mas que ainda não foi atendido porque trata-se de uma rotura a nível nacional.

Habitualmente, a equipa de delegacia de saúde pulveriza as residências e arredores onde há casos confirmados de dengue, mas desde a semana passada está impossibilitada de o fazer e a responsável da saúde pede a colaboração da população no combate à dengue.

São Filipe é o segundo município com mais casos confirmados depois da Praia e na última quinta-feira registou mais nove casos confirmados de um total de 176 casos suspeitos que foram atendidos nos serviços hospitalares.

Em relação à dengue, os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, através do seu boletim diário, no dia 24 de Outubro, além dos nove casos confirmados de São Filipe, o município dos Mosteiros registou dez casos confirmados de um total de 26 casos suspeitos.

Com os dados divulgados e referentes a 24 de Outubro, os três municípios da ilha contabilizaram desde 13 de Novembro de 2023 até este momento um total de 3.535 casos suspeitos distribuídos pelos municípios de São Filipe (1.936), Mosteiros (1.497) e Santa Catarina do Fogo (102) e 1.234 casos confirmados de dengue distribuídos pelos municípios de São Filipe (602), Mosteiros (572) e Santa Catarina do Fogo (60).

Mosteiros é o único município da ilha do Fogo com registo de óbito (01).

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar