Mindelo, 09 Mai (Inforpress) – O presidente da Federação Cabo-verdiana de Ciclismo (FCC), Marques Mendes, quer que haja mais reconhecimento dos atletas que lutam pela bandeira nacional e almeja mais parcerias para a participação da selecção em provas internacionais, incluindo o campeonato mundial.
Marques Mendes deixou estas considerações à Inforpress ao fazer o balanço do estágio findo na quinta-feira, 08, no Mindelo.
Segundo a mesma fonte, a formação, com a participação de 11 atletas seleccionáveis e mais outros quatro de forma voluntária, permitiu alcançar todos os objectivos propostos inicialmente.
O primeiro destes objectivos foi a concretização do primeiro contacto presencial entre ciclistas das diversas ilhas com a seleccionadora nacional, Ana Rita Vigário, profissional de nacionalidade portuguesa que aceitou o convite para liderar a selecção cabo-verdiana.
Uma aposta da FCC, que pretende agora atingir outros resultados como ter os atletas reconhecidos pelas autoridades depois de um trabalho “esforçado” dos dirigentes que até agora investem dinheiro próprio para ver a selecção caminhar.
Tudo porque, conforme Marques Mendes, os ciclistas cabo-verdianos já atingiram “níveis de excelência” que precisam ser vistos com outros olhos.
“Acredito que um dia vamos ter retorno e reconhecimento para o ciclismo chegar em outros patamares”, sustentou o presidente da FCC, para quem a nova geração de atletas “tem tudo para impressionar”.
E não é à toa, que, assegurou, procuram cumprir neste ano um “calendário muito ambicioso”, que, além das provas nacionais, “aposta forte” na internacionalização.
Entre as competições, cultiva a ambição de participar no Mundial da modalidade, no mês de Setembro, no qual, garantiu, tem muitas possibilidades de entrar, inclusive de forma directa com a categoria de sub-23, que ocupa a sexta posição em África.
Já por ocupar também a sétima posição no ranking de África na Categoria de Elite, dá ao país a possibilidade de solicitar a participação.
Entretanto, o calendário internacional não termina por aqui e ambicionam ter a participação cabo-verdiana, tanto no campeonato africano, em Agosto, como no “Volta a Angola”, em Outubro.
Deslocações para os quais precisam de parcerias para as concretizar e tornar possível a prestação de ciclistas de Cabo Verde, que, conforme Marques Mendes, já são “motivo de orgulho nacional”.
A FCC também procura por novos parceiros para efectivar o campeonato nacional, agendado para os dias 27, 28 e 29 de Junho, numa ilha ainda por anunciar.
O estágio realizado no Mindelo, de 30 de Abril a 08 de Maio, teve como principal objectivo conhecer os atletas, avaliá-los, quer a nível físico, antropométrico, técnico e táctico.
LN/ZS
Inforpress/Fim