Assomada, 09 Mai (Inforpress) – Os enfermeiros do Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV), em Santiago Norte, realizaram hoje uma jornada científica de enfermagem, no âmbito do Dia Internacional do Enfermeiro, assinalado a 12 de Maio.
A iniciativa, promovida em parceria com a Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), decorreu na sala de reuniões do Gabinete Técnico da RSSN, em Achada Falcão, Santa Catarina, sob o lema “Nossos enfermeiros. Nosso futuro. Cuidar dos enfermeiros fortalece as economias”.
Na ocasião, a presidente do conselho de administração do HRSRV, Isaquiela Pinheiro, disse que a efeméride é um momento para celebrar a dedicação, para reconhecer o “inestimável contributo” e reafirmar a total gratidão para com os enfermeiros.
É que, conforme lembrou, a instituição tem a plena consciência do “valor inestimável” dos enfermeiros, reconhece os sacrifícios diários, de abnegação constante e de “resiliência admirável” com que enfrentam as exigências desta nobre profissão.
“Reafirmamos o nosso compromisso inabalável em continuar a lutar por melhores condições de trabalho, por salários justos, por oportunidades, por desenvolvimento profissional e por um ambiente que vos permita exercer as vossas funções com dignidade e reconhecimento que merecem”, declarou a também enfermeira.
Na sua intervenção, reconheceu que nos últimos anos o Ministério da Saúde tem dado “um pouco mais atenção” à classe de enfermagem com investimentos e acções concretas, nomeadamente concursos públicos, revisão de carreiras, o novo PCFR, e particularmente o actual concurso de reserva.
Sobre concurso de reserva, disse acreditar que vai reforçar consideravelmente os recursos humanos, aliviar a carga horária de trabalho e, consequentemente, a saúde física e mental dos enfermeiros, sobretudo os do HRSRV e das demais estruturas de saúde da RSSN.
Segundo esta responsável, a Semana de Enfermagem no HRSRV, que arrancou hoje, com uma jornada científica, vai ser marcada por momentos de reflexão, valorização profissional, actividades formativas, culturais e recreativas, com o objectivo de reconhecer o papel fundamental dos enfermeiros no fortalecimento do sistema de saúde.
Da programação consta ainda almoço e jantar de confraternização, entrega de certificados, jogos e actividades desportivas.
Já no dia 12 de Maio será celebrada um missa de acção de graça em honra ao dia da enfermagem.
O acto da abertura contou com presença do director da RSSN, João Baptista Semedo, e do bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Aniceto dos Santos.
De recordar que todos os anos a 12 de Maio, se assinala mundialmente o Dia Internacional dos Enfermeiros, cujo propósito visa homenagear todos os enfermeiros e relembrar a importância destes profissionais da enfermagem na prestação de cuidados de saúde à população em geral.
Este dia foi criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, data escolhida com o intuito de assinalar o aniversário do nascimento de Florence Nightingale, conhecida como “A Dama da Lâmpada”, visto que ela foi uma enfermeira britânica e por ser considerada a fundadora da enfermagem moderna.
FM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar