Mindelo, 28 Mar (Inforpress) – A ministra de Estado e da Defesa Nacional disse hoje, em São Vicente, que o Governo já se encontra a trabalhar, em parceria com a Aeronáutica Civil, na montagem do processo de recepção e registo da aeronave das Forças Armadas.
Janine Lélis, que falava hoje no Centro de Instrução Militar do Morro Branco no ponto alto do exercício Granito Falco, no quadro do acordo e parceria entre Cabo Verde e a Guarda Nacional do Estado de New Hampshire, indicou que “em breve”, sem indicar datas, o aparelho estará em Cabo Verde para “reforçar e dar um novo rumo” às missões da Guarda Costeira, em fiscalização, patrulhamento marítimo, busca e salvamento, e no apoio às missões de transferências médicas.
A ministra disse ainda que o ministério que dirige tem estado a realizar com as seguradoras públicas e privadas “importantes sessões” de trabalho para apresentar as capacidades e as potencialidades da aeronave, ao que se seguirá um conjunto de encontros com vista a desenhar, “dentro em breve”, o plano operacional da aeronave para as suas várias missões.
“Perspectivamos firmar acordos com outras instituições, com o objectivo de acautelar e garantir a sustentabilidade das operações”, precisou a mesma fonte, que indicou que, em paralelo, estão na forja um conjunto de diplomas para a criação da Autoridade da Aeronáutica Militar, que é “um processo que leva seu tempo até estar concluído”.
A par disso, continuou a ministra, o Governo tem estado a implementar “importantes reformas” no sector da Defesa, entre elas a revisão do Conceito Estratégico da Defesa, aprovação por unanimidade dos parlamentares do novo Código de Justiça Militar, a reformatação do Programa Soldado Cidadão.
“Estamos a trabalhar afincadamente para conseguir financiamento necessário á reparação dos nossos meios navais, pois queremos imprimir uma nova dinâmica a nível do sector da Defesa e em especial da sua componente militar”, finalizou Janine Lélis.
AA/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar