Fogo: Uni-CV tenta relançar curso de agronomia na ilha após duas tentativas falhadas

Inicio | Sociedade
Fogo: Uni-CV tenta relançar curso de agronomia na ilha após duas tentativas falhadas
08/07/25 - 01:23 pm

São Filipe, 08 Jul (Inforpress) – O Centro de Recursos Integrados (CRI) da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) de São Filipe, Fogo, divulgou a inscrição para curso de agronomia na tentativa de arrancar no próximo ano lectivo, depois de duas tentativas sem sucesso.

A Uni-CV, através da sua página oficial e outros canais, relançou a campanha de candidaturas para este curso, que, apesar de todas as condições logísticas e pedagógicas estarem já criadas, não conseguiu iniciar no ano lectivo 2023/24.

Esta nova tentativa visa atrair mais jovens e sensibilizar a comunidade para a importância estratégica da formação em agronomia para o futuro do país, sobretudo nas áreas da segurança alimentar, preservação ambiental e desenvolvimento agrícola sustentável.

A primeira fase de candidaturas decorre entre os dias 02 e 14 de Julho, sendo direccionada a jovens com o 12.º ano em áreas das Ciências Naturais ou com formação técnico-profissional relacionada ao sector ambiental e agrícola, segundo o coordenador do CRI, Francisco Silva.

“É fundamental incentivar os jovens a candidatarem-se e a concorrerem às bolsas de estudo, garantindo-lhes a oportunidade de formação numa área com impacto directo na vida das populações e no desenvolvimento da região”, reforçou o coordenador do centro.

O plano de estudos abrange duas vertentes fundamentais, produção vegetal e produção animal, e os futuros licenciados estarão habilitados a programar, coordenar e executar actividades de produção agrícola, assegurando a qualidade dos produtos, a segurança no trabalho e a protecção ambiental.

As saídas profissionais são vastas e diversificadas, permitindo aos diplomados actuar como gestores de empresas agrícolas e cooperativas, técnicos de projetos agroambientais, gestores de recursos hídricos, especialistas em viveiros e espaços verdes, consultores e investigadores na área agrária, bem como formadores e docentes em agronomia.

A formação é destinada aos alunos que concluíram o 12º ano, área das Ciências e Tecnologias e são exigidas disciplinas nucleares como Química/Biologia e Matemática/Física.

A campanha de divulgação junto aos jovens da ilha do Fogo visa despertar o interesse pelas “profissões do campo, modernizadas e fundamentais para enfrentar os desafios da actualidade”.

A aposta na formação agronómica é considerada estratégica para o desenvolvimento educacional e profissional da juventude local, promovendo maior autonomia alimentar e sustentabilidade ambiental.

O Centro de Recursos Integrados da Universidade de Cabo Verde para a Região Fogo/Brava começou a funcionar no ano lectivo 2023/24.

A previsão era para iniciar com os cursos de agronomia e geologia, mas apenas o de Geologia teve início e está actualmente em curso. 

JR/CP

Inforpress/Fim

 

Partilhar