Porto Novo, 08 Jul (Inforpress) – O presidente da Associação dos Pescadores do Porto Novo, Atlermiro Correia, apontou hoje a modernização da frota como um dos desafios estruturantes que se colocam ao sector das pescas neste município.
Atlermiro Correia, que falava na abertura da jornada de reflexão sobre as pescas em Santo Antão, que decorreu na cidade do Porto Novo, avançou que, além da necessidade de modernização da frota pesqueira, é necessário também debruçar-se sobre a melhoria da vertente conservação e transformação do pescado.
A escassez de mão de obra qualificada, o acesso limitado ao financiamento, os impactos negativos das alterações climáticas e a necessidade de uma gestão sustentável dos recursos marinhos são outros desafios que se colocam a esta actividade no entender deste responsável, que considerou a pesca "um sector vital" para Santo Antão.
O líder dos pescadores considerou que existem muitas oportunidades que devem ser aproveitadas pela classe, desde logo, a exploração de novos mercados.
A presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Elisa Pinheiro, apontou também outros desafios para o domínio das pescas no seu concelho, destacando a modernização das infra-estruturas e mais investimentos na segurança dos pescadores.
O encontro foi aberto pelo director-geral das Políticas do Mar, Anísio Évora, que enalteceu o peso das pescas na economia nacional, sendo o pescado o principal produto de exportação.
A jornada de reflexão sobre as pescas em Santo Antão é uma iniciativa da Associação dos Armadores de Pesca de Cabo Verde que acontece no âmbito dos preparativos do Congresso Nacional das Pescas, que acontece em Novembro.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar