São Filipe: Gestão municipal tem priorizado desenvolvimento equitativo na cidade e no meio rural– Autarca

Inicio | Economia
São Filipe: Gestão municipal tem priorizado desenvolvimento equitativo na cidade e no meio rural– Autarca
14/09/24 - 11:07 am

São Filipe, 14 Set (Inforpress) – O presidente da Câmara de São Filipe, Nuías Silva, defendeu sexta-feira que a sua equipa investiu de forma equitativa na promoção do desenvolvimento da cidade e das localidades do interior do município.

Ao ser confrontado de que a sua equipa priorizou a cidade em detrimento do meio rural, Nuías Silva advogou tratar-se de “uma falsa questão” e que a gestão municipal tem priorizado o desenvolvimento equitativo e investimento tanto na cidade, sede do município, como nas localidades rurais.

“Normalmente as cidades, tendo em conta o próprio planeamento e urbanização para atrair investimento, dinâmica económica, turísticas, acabam por receber sempre uma atenção especial porque todos querem ter cidades modernas, atractivas e convidativas”, destacou Nuías Silva, que acrescentou que apesar disso o meio rural não foi esquecido.

O edil reconheceu que durante este mandato investiu-se “grandemente na modernização da cidade”, mas investiu-se também em todas as localidades, quer através de investimento directo nas infraestruturas e nas famílias como no investimento social na educação, melhoria das habitações, casas de banho, acesso à água e electricidade e em infraestruturas a vários níveis.

“Num município com território extremamente grande com cerca de 44 localidades e com duas vilas que foram modernizadas em termos de perspectivas de serviços, construímos e reabilitamos mais de 15 placas desportivas e em quase todas as localidades, levamos água de Lomba até Campanas de Cima, financiamos  cerca de 550 ligações domiciliários de água para as famílias do grupo 1 e 2 do Cadastro Social e das quais cerca de 400 estão concretizadas”,  afirmou.

Nuías Silva apontou ainda o sector da habitação social onde mais de 350 famílias beneficiam da melhoria das suas habitações e mais de 100 casas-de-banho vão ser entregues.

No domínio da educação destacou o transporte escolar de uma média de 1.200 alunos para as duas escolas secundárias Dr. Teixeira de Sousa (cidade) e Pedro Verona Pires (Ponta Verde) e para outras escolas básicas, sete jardins infantis com refeição quente financiada pela câmara.

A edilidade vai apoiar os jardins da Igreja Católica no norte do município, com pagamento do subsídio às monitoras, atribuição de bolsas de estudo a uma média de 200 jovens de São Filipe, o envio de 70 jovens para formação profissional e ensino superior em Portugal, referiu Nuías Silva ao justificar o investimento equitativo entre meio urbano e rural.

“Ainda falta muito e é por isso que estamos a propor “continuar São Filipe” para manter esta dinâmica que está numa fase cruzeira e que nos permitirá implementar novos projectos que estamos a ambicionar”, defendeu Nuías Silva, que recordou que a sua equipa já asfaltou “quase toda a cidade” e vai entrar na próxima fase nos bairros de Beltches e Terra Branca.

Por isso, considerou que a afirmação de que as cidades são sempre priorizadas em detrimento do meio rural é uma falsa questão por acreditar que o desenvolvimento deve ser inclusivo e beneficiar a todos e que não há nenhuma localidade que não tenha sido contemplada com investimento.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar