Santo Antão: Docente porto-novense representa país em conferência internacional na África do Sul  

Inicio | Cooperação
Santo Antão: Docente porto-novense representa país em conferência internacional na África do Sul   
19/10/24 - 10:09 am

Porto Novo, 19 Out (Inforpress) – O professor universitário António Teixeira, residente no Porto Novo, em Santo Antão, vai representar Cabo Verde numa conferência internacional sobre educação, que vai decorre na África do Sul, de 21 a 26 do corrente mês.

O docente disse à Inforpress que vai representar Cabo Verde nessa conferência que visa a partilha de experiências  das boas práticas em advocacia em prol da educação entre as coligações nacionais de educação dos vários países do mundo, através da Rede Nacional da Campanha de Educação para Todos (NCEPT-CV).

Na qualidade de ponto focal da Região Norte da RNCEPT – CV, António Teixeira explicou que Cabo Verde estará representado oficialmente através desta rede, enquanto membro da Campanha Global de Educação  (CGE).

A conferência, que acontecerá em Joanesburgo (África do Su), tem como propósito a partilha e troca de experiências entre as várias coligações presentes e membros da CGE.

Cabo Verde vai partilhar as suas experiências em matéria da advocacia junto do Governo central e autarquias relativamente ao financiamento da educação em Cabo Verde através do Orçamento do Estado (OE) e dos orçamento dos municípios, explicou o professor.

“Através das suas acções em advocacia a favor da educação, já há um compromisso com o Governo de Cabo Verde em aumentar a comparticipação do estado em 20 por cento (%) do OE para a educação até 2026", notou a mesma fonte.

António Teixeira disse que este montante vai ser canalizado para melhoria e construção de infra-estruturas educativas e de formação, melhoria salarial para os profissionais da educação e gratuitidade no acesso aos vários níveis de ensino e formação de professores.

Este evento internacional vai ser promovido pelo CGE, uma organização internacional que financia as coligações nacionais de educação de vários países membros e promove o direito e o acesso à educação universal, equitativa e de qualidade para todos.

A realização da conferência conta ainda com o envolvimento do GPE, um organismo internacional  que trabalha em colaboração com os vários governos do mundo através dos orçamentos de Estado relativos ao investimento na educação.

JM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar