Santo Antão: AMSA considera “momento histórico” a consignação das obras nos domínios de água e saneamento

Inicio | Economia
Santo Antão: AMSA considera “momento histórico” a consignação das obras nos domínios de água e saneamento
19/09/24 - 09:26 am

Porto Novo, 19 Set (Inforpress) – O presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão (AMSA) considerou, quarta-feira, na cidade do Porto Novo, que a consignação das obras ligadas aos sectores de água e saneamento representa “um momento histórico” para a ilha.

Orlando Delgado, que falava durante o acto de consignação, enalteceu o facto de Porto Novo ser o principal beneficiário das obras, à volta dos 719 mil contos, os quais vão permitir resolver o actual caos na gestão dos resíduos líquidos nesta urbe, com as fossas sépticas saturadas há dez anos e com os esgotos a vazarem no mar. 

Este autarca disse acreditar que Porto Novo, cuja rede de esgotos foi instalada em 1997, vai passar a contar com uma nova rede e de esgotos que trará melhorias e muita eficiência a nível do serviço que é prestado às populações.

Em termos de abastecimento, os investimentos previstos vão permitir a reabilitação e extensão das redes de distribuição, resolvendo assim o problema das perdas técnicas, que ultrapassam os 40 por cento (%), explicou.

O presidente da AMSA regozijou-se também com o facto de projecto permitir dotar Santo Antão de dois camiões limpa fossas para resolver “uma situação de emergência” que se vive nas zonas rurais, pedindo que estes equipamentos sejam disponibilizados com urgência.

Santo Antão receberá até meados de 2026, no quadro do projecto de água e saneamento, investimentos nos dois domínios que ultrapassam os 719 mil contos, estando o início das obras previsto para dentro de três meses.

A reabilitação e ampliação das redes de água e saneamento, a construção e reabilitação de reservatórios, a ligação domiciliária são algumas das obras previstas.  

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar