Espargos, 16 Jul (Inforpress) – O comando regional da Polícia Nacional apresentou hoje, na ilha do Sal, o plano "Verão Seguro 2025", que visa garantir a segurança dos residentes e visitantes nas ilhas do Sal e São Nicolau durante a alta temporada.
O plano, que teve início a 15 de Julho e se estende até 30 de Setembro, promete uma actuação policial mais robusta em diversas frentes.
Apresentado pelo comandante regional, Gilson Tavares, o "Verão Seguro 2025" abrangerá áreas como a ordem pública, trânsito, fiscalização marítima, fiscalização de estrangeiros e fiscalização aduaneira.
A Polícia Nacional, conforme a mesma fonte, intensificará o controlo em zonas urbanas com maior incidência criminal, além de monitorizar grupos de crianças e jovens em situação de risco ou de rua.
O assédio a banhistas por parte de vendedores ambulantes e de excursões, bem como a oferta de produtos ilícitos, serão alvos de atenção prioritária.
"O plano irá focar também no controlo de grupos de crianças e jovens em situações de risco, jovens na rua e de rua, o controlo de assédio aos banhistas, tanto da parte de vendedores ambulantes como de vendedores de excursões e ofertas de produtos ilícitos", detalhou o comandante.
Uma das prioridades do plano é o combate a infracções relacionadas com ciclomotores e motocicletas, como manobras perigosas e a poluição sonora causada por escapamentos alterados.
A fiscalização de estabelecimentos comerciais também será reforçada, com especial atenção ao controlo da poluição sonora e ao licenciamento, para prevenir que operem fora do horário permitido ou com níveis de som excessivos.
No que diz respeito ao consumo de álcool, Gilson Tavares adiantou que a Polícia Nacional aplicará rigorosamente a Lei 51/2019, que regula a disponibilidade, venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, abertos ao público, locais de trabalho e serviços.
A condução sob o efeito do álcool será igualmente “fiscalizada com rigor”.
A segurança rodoviária constitui outro pilar do "Verão Seguro 2025". Com o aumento do tráfego durante as férias, serão realizadas operações stop e fiscalizações pontuais para prevenir e combater infrações que possam colocar em risco a vida de condutores e passageiros.
“O objectivo é garantir a segurança nas estradas e a correta utilização das vias, sensibilizando os condutores para uma prática de condução responsável e atenta”, frisou o comandante.
Gilson Tavares acrescentou que, com a ilha do Sal a ser um dos destinos mais procurados por turistas e pela diáspora neste período, a fiscalização e o controlo de estrangeiros serão intensificados.
A Polícia Nacional pretende garantir o cumprimento da lei de imigração e a segurança do país, verificando a regularidade da permanência de estrangeiros e prevenindo a entrada ilegal e actividades ilícitas relacionadas com a imigração e o turismo.
O comandante apelou à população para que, em caso de emergência ou ocorrência, não hesite em acionar a Polícia Nacional através do número 132.
“Este número está disponível para qualquer situação que exija a intervenção das autoridades, incluindo acidentes e crimes”, concluiu.
NA/CP
Inforpress/Fim
Partilhar