Ribeira Grande, 19 out (Inforpress) – O concerto “Ponto de Luz, Farol da Diáspora”, realizado sexta-feira, 18, na Ribeira Grande, Santo Antão, encerrou as celebrações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, com homenagem a Sara Tavares e actuações de grupos locais.
O espectáculo de música promovido pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde marcou o fim das celebrações do Dia Nacional da Cultura, celebrado a 18 de Outubro, e que este ano teve Ribeira Grande de Santo Antão como epicentro das actividades a nível nacional.
A cantora santantonense Eliana Rosa abriu o concerto por volta das 21:00 seguida de Ary Kueka, artista do município do Paul, actuações que continuaram com a Banda Nhô Kzik, formada por artistas da Ponta do Sol.
Por último, o emblemático grupo Cordas do Sol, do Paul, que, liderado pelo fundador do grupo Arlindo Évora, subiu ao palco mostrou que o seu repertório, com canções com mais de 20 anos, continua a valorizar a língua e a cultura nacionais.
O ministro da Cultura e Industrias Criativas, Augusto Veiga, declarou no decorrer das celebrações que o evento realizado em Santo Antão é uma forma de descentralizar as comemorações do Dia da Cultura.
Por sua vez, o presidente da Camara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, realçou que Santo Antão é uma ilha com “muita cultura e história” por isso, considerou que foi uma “excelente decisão” celebrar o Dia da Cultura e das Comunidades no seu município.
Durante o concerto, que prestou homenagem à cantora cabo-verdiana Sara Tavares, que residia na diáspora e faleceu em Portugal, procedeu-se ao reconhecimento a várias personalidades que, através dos seus trabalhos, têm promovido a divulgação da cultura cabo-verdiana.
Houve ainda, na lista de actividades para celebrar Dia da Cultura e das Comunidades, uma feira do livro, conversa aberta com os ministros da Cultura e das Comunidades e uma serenata “Cultura, Ponto de Luz – Farol da Diáspora”. que levou artistas e amantes da cultura às ruas da cidade numa promoção e valorização da cultura, com desfile de mornas.
EL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar